Manual de exames

Peptídeo Natriurético Tipo B, plasma

Outros nomes: Peptídeo natriurético B, Brain Natriuretic Peptide, Fator natriurético tipo B, Fator natriurético B, Peptídeo Natriurético Cerebral, BNP peptídeo natriurético cerebral

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

Procedimento a ser realizado nas UNIDADES
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Exame realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- O sangue deve ser centrifugado em até 4 horas após a coleta.
- Centrifugar por 10 minutos a 2200 g a 18 ºC
- Aliquotar 1mL de plasma em tubo Vacutainer plástico com capacidade de 4 mL
- Enviar ao Pré-Técnico, separado dos demais materiais, refrigerado, identificado como HAOC até no máximo 24 horas após a coleta.



Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente - 4 horas.
Refrigerado de 2 a 8ºC - 24 horas.
Congelado a -20ºC - 3 dias.



Método

Imunoensaio por fluorescência

Valor de referência

- Até 100 pg/mL

- NOTA: Esse valor de referência é preliminar. É possível que, baseado nos resultados de estudos populacionais em andamento, sejam definidos diferentes valores de referência de acordo com as diferentes faixas etárias e de acordo com o sexo. Além disso, é também provável que, na prática clínica, sejam futuramente utilizados dois valores de corte: um alto (pela sua alta especificidade e valor preditivo positivo) e um baixo (pela sua alta sensibilidade e valor preditivo negativo).

Interpretação e comentários

- O peptídeo natriurético tipo B (BNP) é um hormônio com 32 aminoácidos, produzido principalmente nos ventrículos cardíacos, o que o torna um indicador mais sensível e específico de alterações ventriculares do que outros peptídeos natriuréticos, como o atrial (ANP). O BNP é continuamente liberado na circulação em resposta à expansão do volume ventricular e à sobrecarga de pressão nos ventrículos, sendo um excelente marcador hormonal da função ventricular diastólica e sistólica. Assim, a elevação de seus níveis sangüíneos tem relação direta com essas alterações ventriculares, explicando, portanto, sua utilidade no diagnóstico, no prognóstico e na avaliação da resposta ao tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
- No diagnóstico da ICC, o BNP contribui até mesmo nos estágios assintomáticos ou oligossintomáticos dessa síndrome clínica tão prevalente, principalmente na população idosa. Da mesma maneira, possibilita também o diagnóstico diferencial com outras síndromes que apresentam sinais e sintomas semelhantes, como a doença pulmonar obstrutiva crônica.
- Já na avaliação do prognóstico e da eficácia do tratamento, estudos têm demonstrado que o BNP pode se tornar um marcador essencial para o ajuste da terapia e o seguimento da resposta terapêutica em portadores de ICC, tanto quando internados para compensação como quando em acompanhamento ambulatorial para evitar a descompensação.
- A dosagem do BNP emprega uma tecnologia de imunoensaio miniaturizada, quantitativa, rápida e precisa. Na prática, esse é o primeiro marcador bioquímico, dosado diretamente no sangue do indivíduo, que permite diferenciar portadores de ICC de não-portadores dessa insuficiência.

Orientações necessárias

- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso nos últimos 15 dias.

Unidades

4.1 - Unidades
- Exame realizado no Hospital Samaritano.
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- O sangue deve ser centrifugado em até 4 horas após a coleta.
- Centrifugar por 10 minutos a 2200g a 18 ºC.
- Aliquotar 1mL de plasma em tubo Vacutainer plástico com capacidade de 4 mL.
- Congelar imediatamente.
- Enviar a amostra congelada ao Pré-Técnico, separada dos demais materiais, identificado como HOSA, até no máximo 24 horas após a coleta.
- Volume mínimo de plasma EDTA: 0,5 mL.

Hospitais

4.2 - Hospitais
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC
- Não aliquotar e encaminhar para a análise.

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente - 4 horas.
Refrigerado de 2 a 8ºC - 24 horas.
Congelado a -20ºC - 3 dias.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura