Outros nomes: MAP INTESTINAL P/PESQ MUCOSA GASTRICA ECTOPICA, Pesquisa de divertículo de meckel, Cintilografia para pesquisa de divertículo de Meckel
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em três etapas e o tempo total de permanência no Fleury é de cerca de 2 horas e 30 minutos.
- Na primeira etapa, que dura cerca de 45 minutos, administra-se o radioindicador por via endovenosa e obtêm-se as imagens.
- Na segunda e na terceira etapas, realizadas 1 e 2 horas após a administração do radioindicador e que duram 15 minutos cada, obtêm-se novas imagens.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- É necessário aguardar 48 horas para marcar a cintilografia após a realização de tomografia computadorizada com contraste oral baritado e de estudos contrastados do sistema gastrointestinal.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
- Cintilográfico com radioisótopo.
- Este exame tem utilidade na pesquisa de divertículo de Meckel com mucosa gástrica ectópica, o que é detectado pela concentração anômala do radiotraçador tecnécio-99m entre o estômago e a bexiga, que ocorre com o mesmo ritmo de concentração do fundo gástrico. Resultados falso-negativos podem ocorrer quando não existe mucosa gástrica no divertículo. Já falso-positivos são possíveis em alterações da urodinâmica, hemangiomas, tumores, aneurismas, volvos, invaginações intestinais, etc.
- Abdome.