Pesquisa de mutação no gene, CEBPA, leucemia mielóide aguda, Vários Materiais

Outros nomes:

CEBP-alfa

CCAAT/enhancer binding protein (C/EBP), alpha

Orientações necessárias

I - Informação sobre o exame - É necessário apresentar solicitação médica. - Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame. II - Material - A análise pode ser realizada em amostras de sangue periférico ou de medula óssea, a critério médico, colhidas ou não no Fleury. - Caso a coleta de medula óssea seja realizada no Fleury, o cliente deve agendar o procedimento previamente. III - Material enviado - A amostra deve ser mantida sob refrigeração (2-8ºC) e entregue até 72 horas após a coleta. - O Fleury não aceita materiais enviados em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Não manusear. - Enviar o material o mais rápido possível para a seção, refrigerado. - Rejeitar amostras colhidas em heparina. - Não aceitar material enviado em seringa com agulha. Montagem de embalagem REF : - Utilizar uma caixa de isopor de 3 litros - Forrar a base e as laterais menores com gelox - A grade branca de coleta deve ficar entre os gelox das laterais e em contato com o gelox da base - O gelox desta caixa caixa devem ser substituídos a cada 5 horas. Estabilidade da amostra: - Temperatura ambiente: não aceitável; - Refrigerada (2-8ºC): 72 horas; - Congelada (-20ºC): não aceitável

Método

- Sequenciamento da região codificadora do gene CEBP-alfa por meio da metodologia Sanger. Caso sejam identificadas duas ou mais variantes patogênicas será conduzida análise para a definição do status CIS/TRANS das mutações, ou seja, investigação sobre a presença das mutações em um único alelo ou em alelos distintos.

Valor de referência

Mutação não detectada.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil na investigação de pacientes que apresentam leucemia mieloide aguda e deve, preferencialmente, ser realizado por ocasião do diagnóstico. No grupo de indivíduos com cariótipo normal, a realização do sequenciamento do gene CEBP-alfa, juntamente com a pesquisa de mutação no gene NPM1 e a pesquisa da duplicação interna em tandem de FLT3, contribui para o planejamento terapêutico e a definição prognóstica. - O sequenciamento do gene CEBP-alfa abrange toda a sua porção codificante, assim como sua região flanqueadora. As mutações identificadas são confrontadas com o banco de dados do Catalogue of Somatic Mutations in Cancer (Cosmic), com o relato daquelas consideradas clinicamente significativas. - O presente teste permite identificar mutações que estejam presentes em, pelo menos, 25% dos alelos da amostra. Quando duas mutações são encontradas procede-se com a definição do status CIS/TRANS, ou seja, investigação sobre a presença das mutações em um único alelo ou em alelos distintos. - A presença de duas mutações no gene CEBP-alfa, quando localizadas em alelos distintos (status TRANS), associa-se a um melhor prognóstico. A identificação de uma única mutação nesse gene não tem implicação prognóstica.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989