pH, urina

Outros nomes:

ACIDEZ URINARIA

pH urinário

pH na urina

Orientações necessárias

- Para a realização da coleta, o cliente deve estar há duas horas sem urinar. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame na ocasião da menstruação. - Se for colhida em frasco sem conservador, a amostra deve ser entregue até uma hora após a coleta. Caso esteja refrigerada e em frasco com vaselina líquida, a urina pode ser encaminhada ao Fleury em 24 horas.

Processamento e adequação da amostra

UNIDADES COM DISTRIBUIÇÃO: - Medir imediatamente após a coleta o pH do material - Digitar e liberar o resultado, via sistema, para impressão do resultado (não sai folha de trabalho), anotar no caderno o resultado. UNIDADES SEM DISTRIBUIÇÃO: - Acrescentar 2 mL de vaselina líquida no frasco, suficiente para cobrir a superfície da urina e encaminhar à Distribuição no ambiente refrigerado do malote Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 1 hora; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Determinação do pH urinário por tiras reagentes (PHUR)

Valor de referência

- Em jejum o pH urinário deve ser superior a 5,4 e inferior a 6,5.

Interpretação e comentários

- O teste tem utilidade na avaliação da capacidade renal de acidificação urinária.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989