Outros nomes: ANTICORPOS ANTI PNEUMOCOCOS, PESQUISA DE ANTICORPOS ESPECÍFICO POLISSACARIDES DA MEMBRANA DE PNEUMOCOCOS, PNEUMOCOCCAL IGG, ANTICORPOS PNEUMOCOCOS POLISSACARIDES, SOROLOGIA PNEUMOCOCOS, ANTICORPOS PNEUMOCOCOS, ANTICORPOS NO SORO STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, SOROLOGIA PARA PNEUMOCOCOS 7 SOROTIPOS, ANTICORPOS 7 SOROTIPOS ANTI PNEUMOCOCOS, SORO 7 SOROTIPOS ANTICORPOS PNEUMOCOCOS
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume ideal 1,0 mL - mínimo 0,5 mL.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 6 meses.
- Imunoensaio multiplex baseado em microesferas e citometria de fluxo
- Para os sorotipos : 4; 6B; 9V; 14; 18C; 19F; 23F:
- Após vacinação: superior a 1,3 µg/mL
- Critério interpretativo:
- Nível de não-proteção pelo anticorpo: inferior ou igual a 1,3 µg/mL;
- Nível de proteção pelo anticorpo: superior a 1,3 µg/mL
- Este teste é utilizado para avaliar a capacidade de resposta humoral de um indivíduo aos diferentes antígenos polissacarídeos dos sorotipos de pneumococos contidos na vacina contra o Streptococcus pneumoniae. A avaliação sorológica deve ser feita em amostras pareadas, colhidas antes e depois de 30 dias da vacinação. O teste empregado pesquisa a concentração de anticorpos dirigidos contra os sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F de S. pneumoniae.
- Considera-se uma resposta humoral adequada e protetora a elevação de duas vezes o nível basal de anticorpos contra pelo menos 50% dos sorotipos testados, após a vacinação. Os anticorpos são predominantemente da classe IgG2. A ausência de resposta contra um ou mais sorotipos pode caracterizar um quadro de imunodeficiência humoral específica, mais freqüentemente associado à deficiência de IgA.
- Este exame não necessita de preparo.