Manual de exames

Posaconazol, dosagem por lc ms e ms, soro

Outros nomes:

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Recomenda-se que a dosagem seja realizada em amostra coletada a partir do quinto dia de uso do medicamento. Uma dosagem mais precoce pode ser realizada 48h após o início do uso nos casos de profilaxia antifúngica.
- A coleta deve ser realizada imediatamente antes da próxima dose do antifúngico (dentro de 30 minutos)
- É necessário anotar data e horário da última dose do medicamento, assim como data e horário da coleta.
-O volume mínimo de soro necessário para a análise é de 0,25 mL
- O material tem que ser enviado congelado

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos
- Centrifugar a 2.200 g, por 10 minutos, a 18 ºC
- Aliquotar em tubo de alíquota padrão
- Congelar a -20 ºC
- Volume mínimo: 0,25 mL

- Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente: 4 dias
-- refrigerada (2- 8ºC): 4 dias
-- congelada (-20ºC): 14 dias

Método

Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

- Profilaxia > 0,70 mg/L
- Tratamento > 1,00 mg/L

Interpretação e comentários

O posaconazol é um antifúngico azólico de segunda geração, com amplo espectro e intensa atividade in vitro contra diversas espécies de Aspergillus, Candida, Fusarium, além de mucoráceos e agentes de micoses endêmicas, como Cryptococcus e Coccidioidis. Suas principais indicações atuais são a profilaxia de infecções fúngicas invasivas em pacientes com doenças onco-hematológicas e receptores de transplante de células-tronco hematopoiéticas, além de terapia de resgate para aspergilose, fusariose e mucormicose. Embora ainda haja debate sobre a utilidade do monitoramento da concentração sérica de posaconazol, pode representar benefício em algumas situações, tais como o uso da formulação em suspensão oral, o uso concomitante de outras drogas metabolizadas pelo citocromo CYP3A4, a interrupção temporária da administração, as terapias de resgate e o tratamento de agentes com sensibilidade reduzida à droga. Recomenda-se que a dosagem seja obtida quando a droga atinge seu nível sérico estacionário, o que ocorre em torno de 5 a 7 dias após o início da administração. Neste momento, os níveis desejáveis são acima de 0,70-0,90 mg/L para a profilaxia de infecções fúngicas invasivas e de 1,00-1,25 para a terapia. Nos casos de uso profilático, pode ser obtida uma dosagem mais precoce, 48h após o início da administração, quando níveis maiores que 0,35 mg/L são preditivos de níveis acima de 0,70 mg/L após 7 dias, quando nova amostra deve ser testada para confirmação. Uma amostra de seguimento no D14 é recomendável, ou sempre que houver alteração de dose, suspensão temporária da droga, início ou suspensão de drogas cometabolizadas ou eventos clínicos que possam ter impacto sobre PK/PD.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura