Proteína C, Antígeno, plasma

Outros nomes:

Proteína C, Antígeno

Proteína C da coagulação, quantificação por método imunológico

Orientações necessárias

- Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

Verificar: - Se o material foi colhido em tubo correto - Se há presença de coágulo invertendo gentilmente o tubo. Se houver, recusar o material. - Se o volume do sangue + o de anticoagulante atingiu 90 % ou mais do nível do tubo (observar tabela com referência de preenchimento) - Se o volume estiver incorreto, solicitar coleta de novo material ou em caso de dúvida contatar um colaborador do setor de Hemostasia. ATENÇÃO p/o Preparo do PPP (plasma pobre em plaquetas) = dupla centrifugação - No máximo até 1 horas após a coleta, centrifugar a amostra a 18 ºC, durante 15 minutos a 1500 g. - Identificar tubos plásticos para o paciente - Separar o plasma cuidadosamente com pipeta plástica, sem tocar na camada onde estão as plaquetas e sem formar "espuma" - Colocar nos respectivos tubos e tampar - Repetir cuidadosamente o procedimento de centrifugação e separação do plasma - Volume mínimo de plasma a ser enviado: 1 mL - Congelar rapidamente em gelo seco ou freezer.

Método

- Enzima imunoensaio.

Valor de referência

70 a 140% - Até o início da adolescência podem ser observados níveis de Proteína C inferiores aos descritos acima.

Interpretação e comentários

- Trata-se de um teste imunológico para a quantificação de proteína C, indicado na investigação complementar de pessoas com deficiência dessa proteína previamente diagnosticada por método funcional (dosagem de atividade de proteína C no plasma). Para a investigação diagnóstica de tal deficiência, portanto, o adequado é realizar a dosagem da proteína C por método funcional. O teste imunológico é útil para definir o subtipo de deficiência de proteína C, pois permite caracterizar se a diminuição de atividade da proteína C no plasma é acompanhada ou não da diminuição dos seus níveis antigênicos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989