Punção, de coleções superficiais por US ou TC

Outros nomes:

PUNCAO DE COLECOES SUPERFICIAIS POR US,TC

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - Trata-se de uma punção de coleções superficiais em qualquer região do corpo, guiada por ultra-sonografia ou tomografia, conforme solicitação médica. II - Critérios de realização - Este procedimento é realizado somente com pedido médico. - Antes de agendar a punção, o cliente deve passar por uma entrevista com um médico do Setor de Imagem do Fleury. Para tanto, é necessário comparecer à Unidade Paraíso, com seus exames anteriores, de segunda a sexta-feira, preferencialmente no fim da manhã ou da tarde. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção. - Este procedimento não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. - O cliente deve apresentar resultados anteriores no dia do exame. III - Preparo - De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente. IV - Observações - Para este exame, além do procedimento de punção, será realizada e cobrada também a análise do material puncionado, conforme solicitação médica (por exemplo: exame citológico, cultura, etc.). - Se houver a necessidade da realização de punções de mais de uma região, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos de cada região diferente que for puncionada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento. - Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico (ou outros, conforme solicitação médica). Caso sejam realizadas punções de mais de uma região, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos).

Método

- Os métods de imagem (tomografia computadorizada e ultra-sonografia) são úteis para guiar procedimentos percutâneos diagnósticos minimamente invasivos; - Nesse procedimento obtem-se material para análise microbiológica e citológica/histológica de lesões superficiais sólidas ou líquidas; - É possivel a realização de drenagem percutânea também; - O procedimento é realizado com anestesia local, mas pode ser também realizado sob anestesia geral.

Interpretação e comentários

- As punções percutâneas dirigidas por imagem geralmente são empregadas no diagnóstico de processos neoplásicos, inflamatórios ou infecciosos.

Principais indicações

- Drenagem percutânea de coleções superficiais.

Regiões estudadas

- Este exame visa punções de coleções superficiais. Qualquer região do corpo pode ser abordada.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989