Outros nomes: PUNCAO DE COLECOES SUPERFICIAIS POR US,TC
I - Informações sobre o procedimento
- Trata-se de uma punção de coleções superficiais em qualquer região do corpo, guiada por ultrassonografia ou tomografia, conforme solicitação médica.
II - Critérios de realização
- Este procedimento é realizado somente com pedido médico.
- Antes de agendar a punção, esse paciente terá seu pedido médico avaliado pelo núcleo de Radiologia Intervencionista na Unidade Higienópolis, que irá consultar os médicos especialistas sobre a forma de agendamento, necessidade de exames de sangue/imagem, pré-procedimento e entrevista com o paciente.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção.
- Este procedimento não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- O cliente deve apresentar resultados anteriores no dia do exame.
III - Preparo
- De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente.
IV - Observações
- Para este exame, além do procedimento de punção, será realizada e cobrada também a análise do material puncionado, conforme solicitação médica (por exemplo: exame citológico, cultura, etc.).
- Se houver a necessidade da realização de punções de mais de uma região, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos de cada região diferente que for puncionada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
- Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico (ou outros, conforme solicitação médica). Caso sejam realizadas punções de mais de uma região, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos).
- Os métods de imagem (tomografia computadorizada e ultra-sonografia) são úteis para guiar procedimentos percutâneos diagnósticos minimamente invasivos;
- Nesse procedimento obtem-se material para análise microbiológica e citológica/histológica de lesões superficiais sólidas ou líquidas;
- É possivel a realização de drenagem percutânea também;
- O procedimento é realizado com anestesia local, mas pode ser também realizado sob anestesia geral.
- As punções percutâneas dirigidas por imagem geralmente são empregadas no diagnóstico de processos neoplásicos, inflamatórios ou infecciosos.
- Drenagem percutânea de coleções superficiais.
- Este exame visa punções de coleções superficiais. Qualquer região do corpo pode ser abordada.