Outros nomes:
Punção de nódulo e ou cisto de tiroide guiado por usom
Punção nódulo e ou cisto tiroide por agulha fina guiado por ussom
Aspiração com agulha fina de nódulo não palpável de tireóide
Aspiração de tiroide guiada por ultrassonografia
PUNÇÃO DE TIRÓIDE ORIENTADA POR ULTRA-SONOGRAFIA
Biópsia aspirativa de tiroide guiada por ultrassom PAAF
Punção de tiroide guiada por ultrassom
Punção de tiroide orientada por ultrassom
Punção de nódulo e ou cisto de tiroide não palpável guiado por ultrassom
Punção de nódulo não palpável de tiroide com agulha final guiado por ultrassom
Punção aspirativa de tiroide sob orientação de ultrassonografia
Punção de tireoide guiada por ultrassom
Punção aspirativa por agulha fina de tireoide por ultrassom
PAAF de tireoide guiado por ultrassom
Punção de tiroide orientada por ecografia
I - Informações sobre o exame - O procedimento consiste na aspiração de nódulo tiroidiano com agulha fina, guiado com o auxílio da ultra-sonografia. - Não são utilizados anestésicos no local da punção. - O material obtido será enviado para análise citológica. II - Critério de realização - O procedimento é realizado somente com pedido médico. - Clientes menores de 18 anos de idade devem estar acompanhadas de um responsável legal, por se tratar de um exame invasivo. - Devem ser apresentados resultados anteriores de exames da tireóide, se houver. III - Preparo - De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), e de medicações anticoagulantes (Marevan®, Coumadin®, Xarelto®, Heparina, Varfarina Sódica, etc.) com o consentimento do médico assistente. IV- Observações - Para este exame, além do procedimento de punção, será realizada e cobrada também a análise do material (exame citológico). - Se houver a necessidade da realização de punções de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos de cada lesão diferente que for puncionada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento. - Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico. Caso sejam realizadas punções de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos).
- Realizada punção dirigida por ultra-sonografia da tiróide; - Material é avaliado na hora sob microscopia, para quantificação do material.
- O procedimento visa à retirada de material da tiróide para análise citológica, com o objetivo de verificar o tipo de nódulo (benigno ou maligno).
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989
A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: