Retinol, Proteína Transportadora, urina

Outros nomes:

PROTEINA DE BAIXO PESO MOLECULAR

PROTEINA LIGADORA AO RETINOL

PROTEINA TRANSPORTADORA DE RETINOL (RBP)

PROTEINA TRANSPORTADORA DE RETINOL /RBP

PROTEINURIA TUBULAR, PESQUISA DE

RBP

RBP, DOSAGEM NA URINA

Retinol, Proteína Transportadora

RETINOL BINDING PROTEIN, URINA

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser realizado em amostra de urina isolada, de 24 horas ou de outro período cronometrado, conforme solicitação médica. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. II - Amostra isolada - Para fazer o exame, o cliente deve ficar duas horas sem urinar. - Em caso de o material não ser colhido no Fleury, a amostra precisa ser entregue até três horas após a coleta. III - Amostra de 24 horas ou de outro período - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções correspondentes. - O material tem de ser entregue até 24 horas após o término da coleta. IV - Interferentes - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar em um tubo plástico, 4 mL de urina (volume minimo 2 mL); - Enviar à seção, refrigerada; Se urina de 24 horas, homogeneizar e medir o volume; - Anotar o volume no sistema, impresso e /ou caderno - Aliquotar em um tubo plástico, 4 mL de urina (volume minimo 2 mL). - Enviar a seção refrigerada. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 48 hoas; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Ensaio imunoenzimométrico (IEMA), com anticorpos monoclonais anti-RBP.

Valor de referência

- Até 0,4 mg/L.

Interpretação e comentários

- As proteínas de baixo peso molecular (com menos de 40 kDa) são bem filtradas nos capilares glomerulares. Entre elas, são mais conhecidas a beta-2-microglobulina, a lisozima, as cadeias leves de imunoglobulinas e a RBP (21 kDa), que transporta a vitamina A dos hepatócitos para tecidos de todo o organismo. Em condições normais, tais proteínas são reabsorvidas pelas células tubulares. No entanto, disfunções dessas células promovem o aumento da excreção de proteínas de baixo peso molecular pela urina.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989