Sangue oculto, pesquisa, fezes

Outros nomes:

BENDIZINA NAS FEZES

HEMOCCULT

HEMOGLOBINA NAS FEZES, PESQUISA

PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES

SANGUE OCULTO, FEZES, MÉTODO IMUNOCROMATOGRÁFICO

TESTE IMUNOLÓGICO PARA SANGUE OCULTO NAS FEZES

Anticorpo anti-hemoglobina humana nas fezes, pesquisa de sangue oculto com

Pesquisa de sangue oculto nas fezes com anticorpo anti hemoglobina humana

PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES, ANTICORPO MONOCLONAL

ANTICORPO MONOCLONAL, ANTI HEMOGLOBINA HUMANA, FEZES

Orientações necessárias

I - Condições para a coleta - Não há necessidade de dieta específica para a realização do teste, mas é recomendada uma alimentação rica em fibras para facilitar a evacuação. - Pacientes constipados podem utilizar o laxante Tamarine® ou supositório de glicerina. - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. II - Material - Todo o material de uma evacuação precisa ser colhido. - A amostra não deve ser contaminada com urina. - O material não pode ser colhido do vaso sanitário. - Para crianças que usam fralda ou que estão com diarréia, a amostra pode ser obtida por meio de saquinho do tipo "coletor de urina" e entregue nesse mesmo invólucro. III - Interferentes - A amostra não pode ser colhida durante o período menstrual ou quando houver sangramento de hemorróidas. Neste caso, o cliente deve aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento ter cessado. - Em caso de uso de contraste radiológico por via oral, é necessário aguardar 72 horas para a coleta. - Em caso de preparo para exame radiológicos ou colonoscopia com laxantes ou enemas, aguardar pelo menos 72 horas para coleta de fezes. IV - Condições para o envio do material - O material precisa ser entregue até 6 horas após a coleta se for mantido refrigerado (2-8 ºC). V - Observações - Caso sejam solicitadas três amostras de sangue oculto, é necessário fazer as coletas com, pelo menos, um dia de intervalo entre elas ou a critério do médico-assistente.

Processamento e adequação da amostra

- Todo o material de uma evacuação - Material recente REFRIGERADO máximo 6 horas (2º 8ºC) - CRIANÇA: pode receber em saquinho coletor de urina - Encaminhar refrigerado à seção de Microbiologia. PROCEDIMENTO PARA AS UNDIDADES BRASÍLIA: PROCEDIMENTO A SER UTILIZADO PARA AS AMOSTRAS QUE SERÃO ENVIADAS NO DIA SEGUINTE: - Processar da seguinte maneira: coletar a amostra introduzindo o bastão aplicador do frasco transporte(do KIT de sangue oculto) de 3 a 4 vezes em áreas diferentes da amostra fecal. Limpar o bastão com um papel absorvente. A quantidade de material que fica nas estrias é suficiente para o teste. Encaminhar, preso com elástico, o material e o frasco de transporte, refrigerados para a seção de Microbiologia A estabilidade da amostra para esta situação é 48 horas refrigerado (2-8ºC) Estabilidade demais unidades: Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas.

Método

- Imunocromatográfico com anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O exame é útil como teste de triagem na detecção de lesões da mucosa das porções baixas do trato digestivo que apresentem sangramento ou de processos inflamatórios de mucosa, para verificar a atividade de doenças inflamatórias intestinais, como Crohn ou retocolite ulcerativa idiopática. - A pesquisa utiliza um anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana (contra a porção globina da Hb humana) específico para os subtipos HbA2, HbA, HbF e HbS, o qual não sofre interferência da hemoglobina de boi, porco, peru, cabra, carneiro, coelho e aves. Não há reação cruzada com a peroxidase de alimentos - e, portanto, não há necessidade de dieta prévia -, com medicamentos que contêm ferro e com bilirrubina em níveis de até 30 mg/dL. - É possível detectar sangue nas amostras a partir de 100 ug/ml. O método, porém, não identifica a perda fisiológica gastrointestinal de sangue. A natureza da metodologia utilizada (anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana) confere elevada especificidade ao teste, mas necessita da integridade antigênica da hemoglobina. Em decorrência disso, o resultado negativo não exclui a possibilidade de haver sangramento digestivo alto.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989