SARS Cov 2, detecção por RT PCR rápido GenExpert, Vários Materiais

Outros nomes:

TESTE MOLECULAR RÁPIDO SARS-COV-2

GENEXPERT, VÁRIOS MATERIAIS

Orientações necessárias

- O material preferencial para este exame é o raspado (swab) de nasofaringe combinado ao raspado de orofaringe. Pode, entretanto, ser realizado em outros materiais do trato respiratório, como lavado e aspirado de nasofaringe, conforme especificado no pedido médico. - Para coleta de raspado de orofaringe, manter jejum por um mínimo de duas horas, porque a coleta pode induzir vômito. Entretanto, se não for possível, a falta de jejum não interfere no resultado do exame. - Para outros materiais do trato respiratório, como escarro e secreção traqueal: entrar em contato com assessor médico para verificar a possibilidade de realização do exame. - Clientes menores de 17 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para realização do exame.

Método

RT-PCR em tempo real GeneXpert

Valor de referência

Não detectado (NEGATIVO)

Interpretação e comentários

A detecção do RNA do SARS-CoV-2 é o método de eleição para diagnóstico das infecções por este agente. A detecção do seu RNA no raspado de nasofaringe tem maior sensibilidade se realizada em amostras coletadas entre o terceiro e o décimo dia a partir do início dos sintomas. O RNA viral é geralmente detectável em amostras respiratórias superiores durante a fase aguda da infecção, e resultados positivos não excluem a possibilidade e coinfecção com outros vírus ou infecções bacterianas. Um resultado negativo não exclui a possibilidade do diagnóstico, pois há uma variabilidade entre indivíduos quanto à excreção viral. Caso tenham decorrido mais de 10 dias desde o início da sintomatologia, a alternativa para o diagnóstico deve ser a sorologia. Este teste é realizado em um sistema que integra extração de ácidos nucleicos, transcrição de RNA em DNA, amplificação por PCR e detecção do alvo com sondas fluorescentes. O sistema tem duas grandes vantagens: a realização de todo o processo em um sistema fechado, minimizando a possibilidade de contaminação cruzada, e rapidez da análise (tempo de ensaio de 90 min). O ensaio detecta os genes que codificam as proteínas E (envelope) e N (nucleocapsídeo) do novo Coronavírus detectado em 2019 na China (SARS-CoV-2). O teste é considerado positivo se ambos os alvos virais são detectados e inconclusivo se apenas o gene que codifica a proteína E é detectado. Esses resultados inconclusivos podem ocorrer por baixa carga viral.O gene E está presente também em outros betacoronavírus relacionados a síndrome respiratória aguda grave (SARS e MERS) que, entretanto, não estão circulando no mundo no momento. A detecção isolada do gene E, portanto, pode ser considerada diagnóstico presuntivo de COVID-19 no atual momento epidemiológico. Em validação interna, comparado ao RT-PCR desenvolvido em plataforma tradicional, a sensibilidade do teste é 92,6% e a especificidade 100%.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989