Outros nomes: SEKUKINUMAB 150 mg, SEKUKINUMABE 150 mg, SECUQUINUMABE 150 mg, SECUQUINUMAB 150 mg, COSENTYX 150 mg
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento secukinumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos com mais de 18 anos.).
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum.
A administração de secukinumabe é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
- Psoríase em placas
A dose recomendada do secukinumabe é de 300 mg por via SC, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal. Cada dose de 300 mg é administrada na forma de duas injeções subcutâneas de 150 mg.
- Artrite psoriásica
A dose recomendada do secukinumabe é de 150 mg por injeção subcutânea com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal. Para os pacientes que usaram anteriormente agentes anti-TNF? ou pacientes com psoríase moderada a grave concomitante, a administração recomendada é do secukinumabe é de 300 mg por injeção subcutânea, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal. Cada dose de 300 mg é administrada em duas injeções subcutâneas de 150 mg
- Espondilite anquilosante
A dose recomendada é 150 mg por injeção subcutânea com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção mensal.
- Reações no local de aplicação do secukinumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação.
- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de secukinumabe SC.
I - Informações sobre o secukinumabe
- Secukinumabe é um anticorpo monoclonal, completamente humano, da classe IgG1 que se liga à citocina IL-17A, principal citocina efetora da resposta Th17, evitando a ligação dessa citocina ao seu receptor e inibindo a resposta efetora pró-inflamatória da IL-17A. Níveis elevados dessa citocina são observados em pacientes com psoríase e com espondiloartrites.
II - Indicações do secukinumabe
As indicações, em bula, para uso do secukinumabe são a psoríase em placa, a artrite psoriásica e a espondilite anquilosante.
O secukinumabe não é recomendado para crianças e adolescentes (abaixo de 18 anos de idade), pois ele não foi estudado neste grupo.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.