Outros nomes: Pesquisa e dosagem no plasma selênio
"""- Aguardar 30 minutos
- Centrifugar o sangue a 2200 g por 10 min a 18 ºC até, no máximo, 4 horas após a coleta. Se isso não for possível, deixar o material em repouso em estante apropriada e sob refrigeração (2 a 8°C) e encaminhar o mais rapidamente possível para a centrifugação. O tempo entre a coleta e a separação do plasma não deverá exceder 24 horas.
- Aliquotar 4 mL de plasma em tubo estéril, PADRÃO, 6 mL - GREINER.
ATENÇÃO:
Quando solicitado dosagem de SELENIO e outros metais plasma na mesma ficha, tais como: AL, MANGANES, COBRE, ZINCO, CROMO, NIQUEL e NIQUELTE a alíquota deve ser realizada em tubo estéril, PADRÃO, 6 mL - GREINER.
Atenção: essa é a etapa mais crítica do procedimento, por isso procure seguir rigorosamente as seguintes medidas:
1. Não utilizar luvas com talco.
2. Não utilizar nenhum outro tipo de material, como ponteiras, bastões de vidro etc. no contato com o plasma.
3. Abrir os tubos de armazenamento e de coleta no momento exato da transferência do material. Tampar o tubo de armazenamento logo em seguida. Não deixar nenhum dos tubos abertos no local desnecessariamente.
- Enviar o material em temperatura ambiente para seção no mesmo dia da coleta. No caso de não ser possível, manter o material refrigerado (2 a 8 °C) até o momento do encaminhamento. O tempo entre a separação do material e o encaminhamento para a seção não deverá exceder 1 semana, desde que mantido refrigerado.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8ºC): 30 dias;
Congelada (-20ºC): 30 dias. ""
"
Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado
46 a 143 ug/L
- O selênio é um elemento essencial, funcionalmente relacionado com a vitamina E. A deficiência desse mineral pode ocorrer em nutrição parenteral e está associada à cardiomiopatia.
- Este exame não necessita de preparo.