Tacrolimus, por imunoensaio, sangue total

Outros nomes:

FK506, pesquisa e dosagem no sangue, por imunoensaio

Prograf, pesquisa e dosagem no sangue, por imunoensaio

Tacrolimus, pesquisa e dosagem no sangue, por imunoensaio

Orientações necessárias

I - Preparo: - Manter o horário regular de tomada do medicamento. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada).

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear - Enviar à seção refrigerada. - Volume desejável: 1,0 ml de sangue total (crianças: 0,5 mL) - Volume minimo : 0,5 mL de sangue total. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 60 dias.

Método

- Imunoensaio.

Valor de referência

Sugestão na terapia imunossupressora: - Fase de indução:10 a 20 ng/mL - Fase de manutenção:3 a 10 ng/mL

Interpretação e comentários

- O tacrolimus (FK506) é uma potente droga imunossupressora utilizada para prevenir e tratar a rejeição de enxertos alogênicos. Exerce ação inibindo a formação de linfócitos citotóxicos, que são as células primariamente responsáveis pelo processo de rejeição. Em nível celular, impede a expressão de genes que são responsáveis pela produção de linfocinas citotóxicas, impedindo a ativação de células T e a proliferação de células B dependentes de linfócitos T-helper. É utilizado após transplante de fígado, rim, coração, ilhotas pancreáticas e pulmão. O pico sangüíneo é atingido após cerca de 1 a 3 horas da administração da droga e a absorção se dá ao longo de várias horas após o uso oral. Sua meia vida é de cerca de 12 horas e níveis estáveis são atingidos após 3 dias de uso. A metabolização é hepática e o mais freqüente efeito adverso relatado é a nefrotoxicidade.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989