Outros nomes: Pesquisa e dosagem no sangue por imunoensaio FK506, Pesquisa e dosagem no sangue por imunoensaio Prograf, Pesquisa e dosagem no sangue por imunoensaio Tacrolimus
I - Preparo:
- Manter o horário regular de tomada do medicamento.
- Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada.
- Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual.
- Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada).
- Não manusear
- Enviar à seção refrigerada.
- Volume desejável: 1,0 ml de sangue total (crianças: 0,5 mL)
- Volume minimo : 0,5 mL de sangue total.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 60 dias.
- Imunoensaio.
Sugestão na terapia imunossupressora:
- Fase de indução:10 a 20 ng/mL
- Fase de manutenção:3 a 10 ng/mL
- O tacrolimus (FK506) é uma potente droga imunossupressora utilizada para prevenir e tratar a rejeição de enxertos alogênicos. Exerce ação inibindo a formação de linfócitos citotóxicos, que são as células primariamente responsáveis pelo processo de rejeição. Em nível celular, impede a expressão de genes que são responsáveis pela produção de linfocinas citotóxicas, impedindo a ativação de células T e a proliferação de células B dependentes de linfócitos T-helper. É utilizado após transplante de fígado, rim, coração, ilhotas pancreáticas e pulmão. O pico sangüíneo é atingido após cerca de 1 a 3 horas da administração da droga e a absorção se dá ao longo de várias horas após o uso oral. Sua meia vida é de cerca de 12 horas e níveis estáveis são atingidos após 3 dias de uso. A metabolização é hepática e o mais freqüente efeito adverso relatado é a nefrotoxicidade.