Tiroxina, Globulina Ligadora, soro

Outros nomes:

GLOBULINA LIGADORA DA TIROXINA

TIROIDE, TBG

Tiroxina, Globulina Ligadora

Orientações necessárias

- Não há necessidade de preparo para este exame. - O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso, especialmente hormônios tiroidianos, antiarrítmicos, anticoncepcionais, andrógenos e corticóides.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,4 mL de soro. Interferentes: presença de EDTA na amostra. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 4 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- De 14 a 31 mg/L.

Interpretação e comentários

A globulina ligadora da tiroxina (TBG) é a principal proteína sérica carregadora de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). O aumento da TBG circulante promove a elevação de T4 e T3 totais, ocorrendo o inverso diante de redução da TBG. As situações relacionadas com hiperestrogenismo, como a gravidez e o uso de anticoncepcionais, são as causas mais comuns do aumento da TBG, havendo também razões hereditárias. Já sua diminuição ocorre na síndrome nefrótica, no uso de andrógenos e corticóides e também por causas hereditárias. Neste último caso, a indicação da dosagem de TBG é comum para a avaliação de bebês com níveis baixos de T4 total, encontrados em programas de rastreamento neonatal de hipotiroidismo, com o objetivo de fazer o diagnóstico diferencial entre deficiência congênita de TBG (ligada ao X, com incidência de 1:10.000) e hipotiroidismo congênito (1:4.000).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989