Outros nomes:
Avaliação de fraturas.
Discopatias degenerativas (abaulamento, protrusão ou hérnia discal).Estenose do canal vertebral e forames intervertebrais. Espondilolistese.Más-formações ósseas.Artropatias degenerativas. Controle pós-operatório de fixações metálicas (se utilizado equipamento multislice).
Vértebras, discos intervertebrais, saco dural, medula, músculos e ligamentos.
I - Informações sobre o exame
Trata-se de exame de Tomografia Computadorizada da Coluna Total.
II - Critérios de realização
Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário.
Crianças entre 1 a 5 anos realizar o exame preferencialmente na unidade Paraíso.
Crianças maiores de 1 ano e adultos que sabidamente tenham dificuldades de colaborar, por exemplo, em casos de claustrofobia, o serviço de Anestesia está disponível na unidade Higienópolis.
Menores de 16 anos, indivíduos com declínio cognitivo ou que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta).
Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.
-Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.
Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo. Para clientes com peso superior a 180 kg e circunferência abdominal maior de 180 cm, favor direcionar para unidade Ponte Estaiada.
O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.
III - Preparo
Para este exame não é necessário jejum.
- Se solicitado com anestesia, realizar 8h de jejum.
Realiza-se cortes axiais de 5,0 mm de espessura no plano dos discos intervertebrais. Geralmente não utiliza-se meio de contraste IV. O meio de contraste pode ser útil em casos de infecção ou avaliação pós-operatória para a pesquisa de hérnia recidivada ou fibrose.
A tomografia da coluna é útil na pesquisa de hérnia de disco e de alterações degenerativas da região. Outras indicações incluem a investigação de tumores primários e secundários, assim como a avaliação de processos inflamatórios e infecciosos.
Convém esclarecer que, na solicitação deste exame, é importante indicar o segmento e os níveis de interesse.