Tomografia computadorizada, quadril

Outros nomes:

TC DE ARTICULACAO COXO-FEMURAL

TC QUADRIL

Tomografia multislice de Quadril

TOMOGRAFIA DE ARTICULACAO COXO FEMURAL

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ARTICULACAO COXOFEMORAL DIREITO OU ESQUERDO

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ARTICULACAO COXO-FEMORAL UNILATERAL

TC DE ARTICULACAO COXOFEMURAL UNILATERAL (DIREITO OU ESQUERDO)

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame de tomografia computadorizada do quadril (unilateral). II - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - O exame poderá ser realizado com anestesia, se necessário. - Crianças entre 1 a 5 anos realizar o exame preferencialmente na unidade Paraíso. - Crianças maiores de 1 ano e adultos que sabidamente tenham dificuldades de colaborar, por exemplo, em casos de claustrofobia, o serviço de Anestesia está disponível na unidade Higienópolis. - Menores de 16 anos, indivíduos com declínio cognitivo ou que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta). - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. - Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. - Não se recomenda a interrupção da amamentação para realização do exame ainda que seja necessário a administração do contraste. Em caso de dúvida entre em contato com a central de atendimento para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento. - Clientes alérgicos a contraste: Entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações. - A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de Tomografia, o que é avaliado no momento do estudo. Para clientes com peso superior a 180 kg e circunferência abdominal maior de 180 cm, favor direcionar para unidade Ponte Estaiada - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Preparo - Para este exame não é necessário jejum.

Método

- Estudo tomográfico do quadril no plano transversal - Administração de meio de contraste iodado por via intravenosa se afecção inflamatória/infecciosa ou processo expansivo - Administração de meio de contraste iodado diluído intra-articular se afecção do labrum acetabular - Reformatação nos diversos planos se necessário

Interpretação e comentários

- A tomografia de quadril tem utilidade na avaliação de processos expansivos nos planos muscular, subcutâneo ou ósseo e do envolvimento de feixes neurovasculares e do espaço articular, além de servir para a pesquisa de fraturas, corpos estranhos e afecções inflamatórias/infecciosas e degenerativas, assim como para a análise da morfologia e do alinhamento ósseo da região. O exame também possibilita a avaliação da morfologia do lábrum acetabular, especificamente por meio da artrotomografia. - Na suspeita de osteonecrose da cabeça femoral com radiografia normal, o estudo por ressonância magnética é mais indicado, pela sua maior sensibilidade.

Principais indicações

- Avaliação de fraturas agudas. - Controle de consolidação de fraturas / pseudoartrose. - Avaliação de osteoma osteóide ou exostoses.

Regiões estudadas

- Articulação do quadril, bolsas sinoviais, planos musculares.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989