Outros nomes: PET/CT ou PET/TC para sistema nervoso central, PET com CT para avaliação do metabolismo cerebral ou de tumores do cérebro, PET CT SCAN ou PET TC SCAN para avaliação de tumores do sistema nervoso central, PET SCAN para avaliação do metabolismo cerebral ou de tumores do cérebro, Tomografia por emissão de pósitrons cerebral, PET com tomografia computadorizada cerebral, PET com FDG-18 para avaliação do metabolismo cerebral ou de tumores do cérebro, PETSCAN com FDG para sistema nervoso central, PET SCAN com fluordesoxiglicose para sistema nervoso central, PET SCAN com fluor18 do cérebro, PET CT Cerebral, PET CT OU PET TC NEUROLOGICO, PET SCAN NEUROLOGICO, PET NEUROLOGICO, Tomografia computadorizada com emissão de fóton único (SPECT)
- Cérebro/ encéfalo.
I - Informações sobre o exame
- No dia do exame, inicialmente, é realizado um teste de glicemia para a avaliação de seu nível sanguíneo de glicose. Caso o resultado esteja dentro dos limites aceitáveis para realização do exame, ocorre a administração do radioindicador por via endovenosa e, após um intervalo de 60 a 90 minutos, as imagens são obtidas. Se o resultado da glicemia não estiver dentro do esperado, poderá ser necessário remarcar o exame.
- O exame demanda um tempo total de permanência no Fleury de cerca de duas horas e meia.
- A avaliação exige que o cliente fique imóvel no aparelho por cerca de 20 minutos.
II - Critérios de realização
- O cliente deve apresentar laudos de avaliações anteriores relacionadas com a doença que motivou o pedido da tomografia por emissão de pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT), principalmente de métodos de imagem, tais como laudos de eletroencefalograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética cerebral.
- Este exame é feito somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente estiver acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- O estudo por PET/CT é contraindicado para gestantes.
- Para mulheres que estejam amamentando, a indicação do exame tem de ser discutida entre o médico solicitante e o assessor médico do Fleury.
- Limite de peso para realização do exame: 227kg.
- O exame de PET/CT depende da entrega do radioindicador - um análogo da glicose, marcado com flúor-18 (FDG-[F-18]), que é produzido no mesmo dia do exame. Eventualmente, podem ocorrer atrasos no dia do procedimento em caso de problemas na entrega do radioindicador ou mesmo remarcação do exame por falha no transporte ou na produção do material.
ATENÇÃO:
- Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deve entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que vai fazer o exame e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença em até 1 dia útil antes do agendamento).
III - Preparo
- O cliente precisa comparecer ao Fleury em jejum de, pelo menos, seis horas. Contudo, a ingestão de água é recomendada.
- Nas 24 horas que antecedem o exame, o cliente não deve ingerir produtos que apresentem cafeína em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolates, refrigerantes e bebidas energéticas, e evitar a prática de exercícios físicos.
- Não há necessidade de suspender o uso de medicações (desde que não contenham cafeína), a não ser por recomendação do médico assistente.
- O cliente não deve mascar chicletes no dia do exame.
- Sugere-se que o cliente vista ou tenha consigo roupas confortáveis para se submeter ao estudo por PET/CT, já que o exame é realizado em decúbito horizontal (na posição deitada).
- Os diabéticos têm de estar com a glicemia controlada para fazer o exame, ou seja, dentro dos níveis estabelecidos como ideais pelo clínico.
- Necessário trazer todos os exames anteriores (laudo, CD e imagens).
- Necessário vir agasalhado, pois a sala de exames é mantida em temperatura baixa.
- Tomografia por emissão de pósitrons com radioisótopo associada à tomografia computadorizada.
- A tomografia por emissão de pósitrons acoplada à tomografia computadorizada, ou PET/CT, é um método diagnóstico que combina imagens tridimensionais e tomográficas da distribuição de radiofármacos emissores de pósitrons no organismo com as informações fornecidas pela tomografia computadorizada.
- Quando se utiliza o método para a avaliação do metabolismo cerebral ou de tumores do sistema nervoso central, o cliente recebe, por via endovenosa, o FDG-[F-18] para a obtenção de imagens. No caso de tumor cerebral, os estudos com FDG-PET podem ser utilizados para estimar o grau de malignidade e o prognóstico da neoplasia.
- O estudo com FDG-PET também tem utilidade na determinação do local apropriado para biópsia em pessoas com lesões múltiplas e heterogêneas. Além disso, é acurado na diferenciação entre tumor recorrente e necrose em indivíduos submetidos a tratamento radioterápico e/ou quimioterápico.
- O método ainda serve para a avaliação interictal de epilépticos, com o objetivo de localizar o foco convulsivo, assim como para o estudo de portadores de distúrbios de memória e de demência.