Outros nomes: Amplificação gênica do Toxoplasma Gondii, CORDAO UMBILICAL, PESQ TOXO PCR SANGUE DE, Detecção de Toxoplasma Gondii por PCR, LIQUOR, PESQUISA DE TOXOPLASMOSE POR PCR, PCR para infecção congênita por Toxoplasmose, PCR PARA TOXOPLASMA GONDII, TOXOPLASMOSE CONGENITA, POR PCR, Pesquisa de toxoplasmose por PCR no líquido amniótico, Pesquisa do DNA do Toxoplasma gondii, Pesquisa por PCR Toxoplasma gondii, Detecção por PCR Toxoplasma gondii
- Não é necessário preparo específico para este exame.
I - Material
- Este exame foi validado para ser realizado em sangue periférico, sangue de cordão umbilical, líquido amniótico, líquor, humor aquoso e humor vítreo.
- Pode ser feito ainda em outros materiais biológicos, tais como lavado broncoalveolar, medula óssea e tecido fresco, porém o desempenho deste teste nestes materiais não foi tecnicamente verificado.
- Não pode ser feito em fezes e em material fixado em formol ou emblocado em parafina.
II - Para coletas no laboratório:
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a coleta do exame.
- Líquido amniótico: necessário agendamento prévio
- Liquor: necessário agendamento prévio
- Amostras oftalmológicas: devem ser colhidas pelo médico oftalmologista assistente e enviados ao laboratório.
- Se o médico assistente desejar, as coletas de humor aquoso e humor vítreo podem ser realizadas na Clínica Moacir Cunha, unidade oftalmológica do Grupo Fleury, mediante contato prévio do cliente para agendamento e consulta de coberturas, pelo telefone: (11) 3016-9900.
III - Para material enviado não colhido no Fleury:
- Amostras de liquor devem ser entregues em frasco estéril com tampa de rosca, com volume mínimo de 1 mL, refrigeradas, em, no máximo, 48 horas após a coleta,
- Amostras de humor aquoso devem ser entregues em seringa de 1 mL sem agulha, vedada com tampa, com volume mínimo de 0,3 mL, refrigeradas, em, no máximo, 24 horas após a coleta, OU congeladas, em até 7 dias após a coleta.
- Amostras de humor vítreo devem ser entregues em tubo estéril seco, material puro sem diluentes, com volume mínimo de 0,3 mL, refrigeradas, em, no máximo, 24 horas após a coleta, OU congeladas, em até 7 dias após a coleta.
- Para as amostras oftalmológicas, pode ser solicitado material de coleta e/ou retirada de amostras no local da coleta mediante contato telefônico ou por Whatsapp com o Fleury Consultórios: (11) 5014-4528."
III - Critérios de realização
- O exame é feito somente com pedido médico.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.
- Não manusear
Obs: Em caso de materiais compartilhados com a MIC e/ou outros setores, favor encaminhar o material primeiro à MIC. Caso não haja exames pertinentes à microbiologia, enviar primeiro para a BMO.
- Materiais que devem ser encaminhados em até 48 h para a seção, refrigerados:
1) sangue total (volume aproximado: 3 mL, tubo com EDTA) . 2) sangue de cordão umbilical (volume aproximado: 3 mL, tubo com EDTA). Amostras coaguladas não serão aceitas.
3) líquido amniótico (volume aproximado: 10 mL, sem anticoagulante)
Transferir o líquido amniótico para um tubo seco, novo e estéril (falcon). Não será aceito material na seringa com agulha.
4) líquor (volume aproximado: 2 mL, sem anticoagulante)
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8ºC): 48 horas;
Congelada (-20ºC): não aceitável.
Materiais que devem ser encaminhados em até 48 h para a seção, refrigerados, ou em até 7 dias, congelados:
1) humor aquoso e humor vítreo: enviar seringas ou tubos acondicionados em sacos plásticos apropriados, um saco plástico para cada paciente, refrigerados ou congelados, à Distribuição Brooklin, em caráter de urgência.
Utilizar fluxo de rastreabilidade de materiais nobres.
Volume mínimo de humor aquoso e humor vítreo: 0,3 mL
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8ºC): 48 horas;
Congelada (-20ºC): 7 dias.
- Detecção do DNA de Toxoplasma gondii por método de PCR em tempo real. Neste teste são amplificados um segmento do genoma do T. gondii e um segmento de gene humano, usado como controle interno de todas as etapas do ensaio.
- Negativo.
- Este teste serve para confirmar o diagnóstico de infecção aguda pelo Toxoplasma gondii, particularmente quando a sorologia é duvidosa, mas depende da presença do toxoplasma na amostra analisada. Sendo assim, é sempre indicada a coleta de material do tecido ou do local primário da infecção.