Transaminase Glutâmico Oxalacética, soro

Outros nomes:

TGO

Transaminase Glutâmico Oxalacética

TGO SÉRICO

DOSAGEM DE TGO

SGOT - TGO

INFARTO DO MIOCARDIO, TGO

HEPATOPATIAS, TGO

HEPATITES, TGO

AST

ASPARTATO AMINOTRANSFERASE

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada(2-8 ºC): 21 dias; Congelada(-20 ºC): 1 ano. Interferente: hemólise acima de 50 (vide régua de avaliação do índice hemolítico)

Método

- Cinético UV.

Valor de referência

0 a 10 dias até 150 U/L 11 dias a 24 meses até 80 U/L Masculino Maiores de 2 anos até 40 U/L Feminino Maiores de 2 anos até 32U/L

Interpretação e comentários

- Diferentemente da transaminase glutâmico-pirúvica (TGP), a transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) não é exclusivamente utilizada para a avaliação da integridade dos hepatócitos. A determinação da atividade sérica dessa enzima pode ser útil em hepatopatias e miopatias. Na fase aguda da hepatite viral, valores de TGO superiores ao normal em cerca de 20 vezes ou mais são quase sempre encontrados. Seus níveis também se elevam na hepatite alcoólica e em necroses hepatocíticas tóxicas ou isquêmicas, assim como na mononucleose, na qual, entretanto, a desidrogenase láctica (DHL) aumenta mais. - Em miopatias, são também observados aumentos de TGO, da mesma forma que de outras enzimas, como a creatinofosfoquinase (CPK) e a DHL. A TGO ainda pode se elevar em infartos renais e pulmonares ou em grandes tumores, sendo acompanhada, em tais casos, de aumentos de DHL, e igualmente no mixedema, nas anemias hemolíticas e em choque. Como a enzima está presente nos eritrócitos, a ocorrência de hemólise amplia sua atividade no soro.

Orientações necessárias

- Para a realizar este teste, o cliente não pode ter feito eletroneuromiografia nos últimos três dias nem biópsia muscular ou hepática nos últimos 5 dias. - Cliente deve aguardar, pelo menos, 7 dias após administração de qualquer tipo de medicamento por via intramuscular.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989