Treponema pallidum, Floculação por RPR, soro

Outros nomes:

VDRL PESQUISA

Treponema pallidum, Floculação por RPR

Teste Não Treponêmico para Detecção de Sífilis

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Eventualmente poderá ser utilizado plasma (EDTA, heparina ou citrato), - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Reação de floculação com antígeno não treponêmico (RPR - Rapid Plasm Reagin).

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- Este teste não é específico, pois não utiliza antígenos do Treponema pallidum, o agente etiológico da sífilis. Pode ser utilizado para o diagnóstico quando os títulos são iguais ou superiores a 1:16, mas é de mais valia no acompanhamento terapêutico das pessoas com sífilis. Títulos de RPR iguais ou superiores a 1:16 são encontrados nas fases primária e secundária da doença e tendem a se negativar após o tratamento específico. Já títulos iguais ou menores que 1:8 (1:4, 1:2 e 1:1) podem ocorrer por longos períodos depois da terapia, caracterizando uma cicatriz sorológica. - Uma falsa reação biológica positiva é definida quando o teste RPR se mostra positivo e o teste contra antígenos treponêmicos, por Elisa ou por imunofluorescência indireta (FTA-ABS), negativo. Essa ocorrência pode estar associada a doenças auto-imunes, como ocorre no lúpus eritematoso sistêmico e na síndrome dos anticorpos antifosfolípides. - Caso a amostra seja reagente, será realizada e liberada a titulação correspondente, quantificação.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - O cliente precisa apresentar RG ou outro documento com foto para realizar o teste. - O exame segue as determinações da Portaria nº 3242, de 2011, do Ministério da Saúde. Caso o resultado seja positivo, a portaria sugere que seja realizado um segundo teste com antígeno treponêmico, o qual será realizado, mediante solicitação médica, no mesmo material coletado.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989