Outros nomes: PESQUISA DE TRICOMONAS NA SECRECAO VAGINAL, TRICOMONAS NA SECRECAO VAGINAL, PESQUISA DE, Pesquisa flagelados, Pesquisa de parasitas em secreção vaginal, Pesquisa na secreção vaginal Trichomonas
- Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo:
-- não usar creme e/ou óvulo vaginal;
-- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna;
-- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultra-sonografia transvaginal.
-- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
- O ideal é não fazer o exame durante a menstruação.
- De preferência, a cliente não deve estar em uso de medicação antiparasitária sistêmica ou tópica.
- Enviar o frasco porta-lâminas com as lâminas e uma salina no saco plástico apropriado, em temperatura ambiente, para a Seção de Microbiologia.
- Exame microscópico direto a fresco e após coloração pelo método de Gram.
- Pesquisa negativa.
- Este exame é útil no diagnóstico das infecções causadas por Trichomonas vaginalis, que, com freqüência, podem ser assintomáticas.
- A pesquisa microscópica direta, a fresco e após coloração, permite o encontro do protozoário, mesmo na ausência de sua motilidade, o que ocorre em cerca de 20% dos casos.
- O método, contudo, apresenta sensibilidade de 50% a 70%, enquanto a cultura em meios específicos é considerada o padrão-ouro para detectar o agente desse tipo de infecção, com sensibilidade superior a 90%.
- Encaminhar o frasco porta lâminas e a salina em saco plástico apropriado para a MIC em temperatura ambiente.
- Plantão Noturno: Colocar uma gota do material entre lâmina e lamínula e observar ao microscópio. Manter o tubo de salina refrigerada até encaminhar para a MIC. Encaminhar as lâminas e o tubo em saco plástico a temperatura ambiente.