Trichomonas, pesquisa, urina primeiro jato

Outros nomes:

PESQUISA DE TRICOMONAS NA URINA PRIMEIRO JATO

TRICOMONAS NA URINA PRIMEIRO JATO, PESQUISA DE

Trichomonas, pesquisa na urina primeiro jato

Orientações necessárias

- O exame pode ser feito pela manhã, antes de o cliente urinar, ou, então, em outro horário, desde que o indivíduo fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. - O material pode ser colhido em qualquer unidade Fleury ou ser enviado, com a condição de que a coleta seja realizada de modo adequado, em frasco estéril, e de que a amostra seja entregue até três horas depois, no máximo. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. Além disso, nas 48 horas anteriores à coleta, a cliente não deve usar creme e/ou óvulo vaginal nem realizar exame ginecológico com toque e/ ou ultra-sonografia transvaginal.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5mL) em um tubo cônico estéril e centrifugar a 2200 g por 10 min. - Enviar o sedimento refrigerado em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia.

Método

- Exame microscópico direto a fresco e após coloração pelo método de Gram, do sedimento urinário de urina primeiro jato.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade no diagnóstico das infecções causadas por Trichomonas vaginalis, que, com freqüência, são assintomáticas em homens e mulheres. Além disso, pode também ser indicado para homens com quadro de uretrite, nos quais, porém, não é possível a coleta de secreção uretral. - A pesquisa microscópica direta, a fresco e após coloração, permite o encontro do protozoário, mesmo na ausência de sua motilidade, o que ocorre em cerca de 20% dos casos. - Esse método apresenta sensibilidade de 50% a 70%, enquanto a cultura em meios específicos é considerada o padrão-ouro para detectar o agente desse tipo de infecção, com sensibilidade superior a 90%.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989