Manual de exames

Vacina, FEBRE TIFÓIDE

Outros nomes: VACINA CONTRA FEBRE TIFOIDE, VACINA CONTRA Salmonella typhi, VACINA INATIVADA CONTRA FEBRE TIFOIDE, VACINA INATIVADA CONTRA Salmonella typhi, VACINA CONTRA FEBRE TIFOIDE, INATIVADA, VACINA CONTRA FEBRE TIFOIDE, POLISSACARÍDICA, Vacina polissacarídica contra febre tifóide, Vacina polissacarídica contra Salmonella typhi, TYPHIM VI

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Indicação de uso:  
-- Prevenção da febre tifoide relacionada à bactéria Salmonella typhi em adultos e crianças a partir de 2 anos completos de idade, especialmente para pessoas que viajam para áreas endêmicas, migrantes, pessoas da área de saúde e militares. 

Faixas etárias de indicação: a partir de 2 anos completos de idade, sem limite superior de idade estabelecido. 

Restrições:  
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacina, já que não se trata de uma contraindicação absoluta; 
-- Hipersensibilidade ou anafilaxia a componentes da vacina ou dose anterior desta mesma vacina. 
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo. 
Gestação: a administração da vacina polissacarídica contra febre tifoide não é recomendada durante a gravidez, porém poderá ser realizada mediante solicitação médica. 
Lactação: apesar de não haver estudos sobre efeitos da administração desta vacina durante a amamentação, considera-se que vacinas polissacarídicas são seguras para serem administradas durante a lactação. 

ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária. 

Locais e horários de aplicação:  A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:  
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.  
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.  
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.  
-- Campinas: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; aos domingos: serviço fechado 
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.  
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado  
-- Morumbi: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00. 
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.  
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.  
-- Rochaverá: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.   
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado  
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado. 

ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos. 

Atendimento móvel 
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:   
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.  
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento. 

Doses e intervalos

Esquema de vacinação habitual: 
-- Dose única. 
-- Não foi estabelecido um calendário ideal de reimunização, porém recomenda-se revacinação após 3-5 anos em casos de exposição repetida ou continuada ao patógeno. 

Coadministração: 

-- Esta vacina pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.   
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo. 
-- Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento. 


Intercambialidade: 
O conceito de intercambialidade não se aplica a esta vacina, uma vez que a vacina conjugada contra febre tifoide (Typbar TCV®) não está licenciada para uso no Brasil. 

Observações:  
-- Typhim Vi® não deve ser usada para tratar um paciente com febre tifoide ou portador assintomático crônico de Salmonella typhi. 
-- Typhim Vi® não é recomendada para uso em crianças com menos de 2 anos de idade. 

Composição

Composição: cada dose (0,5 ml) de Typhim Vi® contém 
-- Ingredientes ativos: polissacarídeo capsular Vi purificado de Salmonella typhi (cepa Ty2) 
-- Excipientes: fenol, cloreto de sódio, fosfato dissódico di-hidratado, fosfato monossódico di-hidratado, água para injeção.  
-- Conservantes: não contém. 

Fabricante: Sanofi. 

Interpretação e comentários

"Agente Infeccioso: A febre tifoide é uma infecção potencialmente fatal causada pela bactéria Gram-negativa Salmonella typhi. Os humanos são o único hospedeiro e reservatório natural do S typhi e as infecções resultam do consumo de alimentos ou água contaminados pelas excreções de um caso agudo ou de um portador assintomático – situação comumente descrita em comunidades urbanas densamente povoadas onde água potável e alimentos são contaminados com fezes humanas. A terapia antibiótica é o principal tratamento, no entanto, S. typhi vem se tornando cada vez mais resistente ao tratamento com a maioria dos antibióticos comumente usados.

Indicação:
-- Imunização ativa para a prevenção de febre tifoide causada pela bactéria Salmonella typhi.
-- A vacinação com Typhim Vi® deverá ocorrer, idealmente, pelo menos 2 semanas antes de uma possível exposição à infecção por Salmonella typhi.

Plataforma vacinal: vacina polissacarídica (antígenos capsulares de Salmonella typhi não-conjugados).

Coadministração:
-- Typhim Vi® pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.
-- Typhim Vi® não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.

Observações:
-- Assim como identificado com outras vacinas polissacarídicas, a produção de anticorpos pode ser insuficiente em crianças menores de 2 anos de idade.
-- Typhim Vi® proporciona proteção contra infecções
relacionadas à bactéria Salmonella typhi, mas não dá nenhuma proteção contra a Salmonella paratyphi A, Salmonella paratyphi B ou contra a Salmonella não-tifóide.
-- A vacinação contra a febre tifóide não é obrigatória para viagens internacionais, mas é recomendada para viajantes para algumas regiões do mundo como África, Ásia e América Central e América do Sul, onde exista um risco reconhecido de exposição à bactéria S. typhi.
-- Como ocorre com qualquer imunobiológico, as vacinas podem não proteger completamente todos os indivíduos que a receberem.
-- Typhim Vi® não se destina ao uso no tratamento de infecção ativa ou estado de portador da bactéria Salmonella typhi."

Efeitos adversos

Reações locais: Dor, edema (inchaço) e eritema (vermelhidão) no local de administração. 

Reações sistêmicas: febre, mal-estar, dor de cabeça, mialgia. 

Advertências e precauções gerais: 
-- Indivíduos que sofrem de doença leve, como um resfriado ou gastroenterite, podem ser vacinados normalmente e não deve resultar no adiamento da vacinação. Entretanto, a ocorrência de febre geralmente resulta no adiamento da vacinação por 48-72h após cessação do quadro febril - trata-se de uma precaução com o intuito de não se atribuir as manifestações da doença à vacina. A presença de enfermidade aguda moderada ou grave (com ou sem febre) geralmente contraindica vacinação até que ocorra melhora clínica. 
-- Como regra geral não é recomendado tomar medicamentos antipiréticos ou analgésicos profilaticamente antes da vacinação; no entanto, estes medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas locais ou sistêmicos pós-vacina, sempre que necessário. 
-- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicado com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular. 
-- Reações relacionadas ao estresse, incluindo reações vasovagais (síncope), hiperventilação ou reações relacionadas ao estresse podem ocorrer em associação à vacinação como uma resposta psicogênica à injeção com agulha – particularmente em adolescentes e adultos jovens. 

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura