Manual de exames

Vacina, Tríplice bacteriana acelular adulto

Outros nomes: Tríplice bacteriana acelular para adultos, Tríplice bacteriana adulto, Vacina contra tétano, difteria e pertussis adulto, Vacina tríplice bacteriana acelular para adulto, Vacina para difteria tétano e coqueluche para adultos, Vacina tríplice acelular adulto, Vacina dTpa adulto

Este exame não precisa ser agendado

Doses e intervalos

Para pessoas que não foram vacinadas com a tríplice ou com a dupla infantil (DT) ou, então, para indivíduos cujo estado imunitário seja desconhecido, recomendase aplicar uma dose da tríplice acelular (DTPa), seguida de duas doses de dupla adulto (dT), com intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose (no mínimo, de 30 dias) e de 4 meses entre a segunda e terceira dose. O esquema 0 2 e 6 meses também pode ser utilizado.
Observação: De acordo com a SBIm, nos casos de esquema de vacinação básico incompleto ou desconhecido para os adultos, na impossibilidade do uso da vacina dTpa, substituíla pela dT; e na impossibilidade da aplicação das outras doses com a dT, substituíla pela vacina dTpa, completando as 3 doses necessárias para imunização.
Todas as pessoas, a partir dos 7 anos de idade, que tenham recebido vacinação básica e reforço com a tríplice contra difteria, tétano e pertussis (DPT), ou mesmo com a DT ou a dT, podem receber reforços de DTPa aproximadamente a cada dez anos para facilitar a memorização, sugerese a vacinação nas idades de 15, 25, 35, etc. Em caso de acidente com lesões graves, é possível antecipar o reforço para cinco anos, o qual deve ser feito com dupla adulto.
De acordo com CDC e SBIm, a mulher deve receber uma dose de dTpa a cada gestação. O período ideal para aplicação é da 27º à 32º semana de gestação, mas a vacina pode ser recomendada a partir da 20º semana. Antes disso, poderá ser aplicada mediante prescrição médica.

Efeitos adversos

Dor, eritema e edema no local da aplicação;
Reações sistêmicas como malestar, fadiga, cefaléia e, eventualmente, febre até 48 horas após a aplicação, com raros relatos de convulsões.

Interpretação e comentários

- O uso desta vacina é indicado para a profilaxia de difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 7 anos de idade.
- Apesar da grande cobertura vacinal da DTP, estima-se que a coqueluche afete 40 milhões de pessoas no mundo, pois nem a imunidade natural nem a adquirida pela vacina duram a vida toda. Até 25% dos adultos com tosse prolongada podem apresentar evidências sorológicas de infecção recente por Bordetella pertussis. Deve-se lembrar que a coqueluche em adolescentes e adultos age como reservatório de infecção para crianças vulneráveis.
- Até pouco tempo atrás, a vacinação para coqueluche em indivíduos maiores de 7 anos não era recomendada devido ao grande número de reações da vacina de células inteiras. Hoje, porém, a vacina combinada para tétano, difteria e pertussis para adultos (DTPa) reúne alta imunogenicidade e segurança, com poucos efeitos adversos. Dessa forma, os reforços de vacinação para difteria e tétano, preconizados em intervalos regulares no Brasil, facilitam a introdução da imunização contra a coqueluche, tornando essa doença potencialmente erradicável.
- Estudos clínicos mostram soroconversão para cada um dos componentes desta vacina em pelo menos 93% dos adultos avaliados.

Composição

Toxóide diftérico purificado (30 UI);
Toxóide tetânico purificado (40 UI);
Toxóide pertussis (8 µg), hemaglutinina filamentosa (8 µg) e pertactina (2,5 µg);
Sais de alumínio;
Fenoxietanol.

Orientações necessárias

Esta vacina é aplicada a partir de 7 anos de idade.

- A vacina dupla do adulto (tétano e difteria - dT) está disponível apenas na rede pública, como opção sugerimos a aplicação da tríplice bacteriana do adulto (tétano, difteria e coqueluche - dTpa).

- A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:

-- Atendimento Móvel: conforme disponibilidade da agenda.
-- Alphaville: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Campo Belo: de segunda a sexta das 07h às 12h; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Campinas: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Morumbi: de segunda a sexta das 07h às 12h; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta das 07h às 18h; Sábados das 07h às 12h30; Domingos: das 07h às 12h.
-- Rochaverá: de segunda a sábado das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Paraiso: de segunda a sexta das 07h às 18h; Sábados das 07h às 18h; Domingos: das 07h às 12h.
-- Santo André II: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.
-- Villa Lobos: de segunda a sexta das 07h às 17h45; Sábados das 07h às 12h; Domingos: serviço fechado.

- Há restrições para a aplicação deste produto nas seguintes condições:
-- hipersensibilidade aos componentes da vacina;
-- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos;
-- gestação: a vacina pode ser feita a partir da 20ª semana de gestação ou antes disso, mediante a solicitação médica;
-- encefalopatia de origem desconhecida nos últimos sete dias - em tais casos, recomenda-se usar a dupla diftérica e tetânica para adulto (dT).
-- alergia ao alumínio;
-- crianças com menos de 7 anos.

Observação: o preço da vacina refere-se sempre a cada dose.

Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
- favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]), no título do e-mail deve conter o nome completo.
- Para menores de 12 anos o envio da carteira de vacinação é OBRIGATÓRIO. Este documento é necessário para a entrevista médica que será realizada no período de 24hs – 48hs uteis antes da data do agendamento.
- Para maiores de 70 anos o envio da receita médica é OBRIGATÓRIO. Este documento é necessário para a entrevista médica que será realizada no período de 24hs – 48hs uteis antes da data do agendamento.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura