Outros nomes: Tríplice bacteriana acelular para adultos, Tríplice bacteriana adulto, Vacina contra tétano, difteria e pertussis adulto, Vacina tríplice bacteriana acelular para adulto, Vacina para difteria tétano e coqueluche para adultos, Vacina tríplice acelular adulto, Vacina dTpa adulto
Esquema de vacinação habitual:
-- Pacientes sem vacinação prévia:
Para pessoas que não foram vacinadas com a tríplice ou com a dupla infantil (DT) ou, então, para indivíduos cujo estado imunitário seja desconhecido, recomenda-se aplicar uma dose da tríplice acelular (DTPa), seguida de duas doses de dupla adulto (dT), com intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose (no mínimo, de 30 dias) e de 4 meses entre a segunda e terceira dose. O esquema 0, 2 e 4 meses também pode ser utilizado.
-- Pacientes Previamente vacinados:
Todas as pessoas, a partir dos 7 anos de idade, que tenham recebido vacinação básica e reforço com a tríplice contra difteria, tétano e pertussis (DPT), ou mesmo com a DT ou a dT, podem receber reforços de DTPa aproximadamente a cada dez anos para facilitar a memorização, sugere-se a vacinação nas idades de 15, 25, 35, etc. Em caso de acidente com lesões graves, é possível antecipar o reforço para cinco anos, o qual deve ser feito com dupla adulto.
-- Gestantes: De acordo com CDC e SBIm, a mulher deve receber uma dose de dTpa a cada gestação. A dose está recomendada a partir da 20a semana de gestação. Antes disso, poderá ser aplicada mediante prescrição médica.
Coadministração:
-- Esta vacina pode ser administrada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita, porém em diferentes locais de aplicação.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
-- Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.
Observações:
De acordo com a SBIm, nos casos de esquema de vacinação básico incompleto ou desconhecido para os adultos, na impossibilidade do uso da vacina dTpa, substituí-la pela dT; e na impossibilidade da aplicação das outras doses com a dT, substituí-la pela vacina dTpa, completando as 3 doses necessárias para imunização.
Reações locais: dor, eritema e edema no local da aplicação.
Reações sistêmicas como mal-estar, fadiga, cefaleia e, eventualmente, febre até 48 horas após a aplicação, com raros relatos de convulsões.
- O uso desta vacina é indicado para a profilaxia de difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 7 anos de idade.
- Apesar da grande cobertura vacinal da DTP, estima-se que a coqueluche afete 40 milhões de pessoas no mundo, pois nem a imunidade natural nem a adquirida pela vacina duram a vida toda. Até 25% dos adultos com tosse prolongada podem apresentar evidências sorológicas de infecção recente por Bordetella pertussis. Deve-se lembrar que a coqueluche em adolescentes e adultos age como reservatório de infecção para crianças vulneráveis.
- Até pouco tempo atrás, a vacinação para coqueluche em indivíduos maiores de 7 anos não era recomendada devido ao grande número de reações da vacina de células inteiras. Hoje, porém, a vacina combinada para tétano, difteria e pertussis para adultos (DTPa) reúne alta imunogenicidade e segurança, com poucos efeitos adversos. Dessa forma, os reforços de vacinação para difteria e tétano, preconizados em intervalos regulares no Brasil, facilitam a introdução da imunização contra a coqueluche, tornando essa doença potencialmente erradicável.
- Estudos clínicos mostram soroconversão para cada um dos componentes desta vacina em pelo menos 93% dos adultos avaliados.
Toxóide diftérico purificado (30 UI);
Toxóide tetânico purificado (40 UI);
Toxóide pertussis (8 µg), hemaglutinina filamentosa (8 µg) e pertactina (2,5 µg);
Sais de alumínio;
Fenoxietanol.
Indicação de uso:
- Reforço ou imunização inicial contra difteria, tétano e coqueluche (pertussis)
- A vacina dupla do adulto (tétano e difteria - dT) está disponível apenas na rede pública, como opção sugerimos a aplicação da tríplice bacteriana do adulto (tétano, difteria e coqueluche - dTpa).
Faixas etárias de indicação: acima de 4 anos de idade, sem limite superior estabelecido.
Restrições:
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacina, já que não se trata de uma contra-indicação absoluta;
-- Hipersensibilidade ou anafilaxia a componentes da vacina (incluindo Alumínio) ou dose anterior desta mesma vacina.
-- Encefalopatia de origem desconhecida nos últimos sete dias - em tais casos, recomenda-se usar a dupla diftérica e tetânica para adultos (dT).
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Gestação: a vacina pode ser feita a partir da 20ª semana de gestação ou antes disso, mediante a solicitação médica
Lactação: Não há contraindicações.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação: A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campinas: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; aos domingos: serviço fechado
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento.