Manual de exames

Vanádio, urina

Outros nomes: Pesquisa e dosagem na urina Vanádio, Pesquisa e dosagem na urina V, V urina

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana).
- O material deve ser coletado de preferencialmente na unidade.
- O cliente deve ficar 4 horas sem urinar previamente à coleta.
- Para clientes do sexo feminino, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação.
- É necessário trazer documento de identidade (RG).


Processamento e adequação da amostra

- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta.
- Aliquotar 3 mL em 1 tubo plástico estéril (alíquota padrão).
- Enviar material refrigerado imediatamente a seção LARI-LARN.

ATENÇÃO
- Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante.

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:
- Amostras com volume inferior.
- Frascos de tampa colorida.
- Recipiente de vidro.

Estabilidade da amostra:
Ambiente: 1 hora;
Refrigerada: 7 dias;
Congelada: não aceitável.


Método

Espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS)

Valor de referência

Inferior a 1,0 mcg/g creatinina

Interpretação e comentários

- Vanádio, um elemento-traço do grupo V, que pertence à primeira série de elementos de transição, tem distribuição ubíqua. Existe em quatro estados de valência — 2, 3, 4 e 5; assim, sua química é complexa. O vanádio é encontrado em soluções neutras como metavanadato (V-3), a espécie predominante em fluidos corporais, e entra nas células através de um sistema de transporte aniônico. Quando de forma exógena administrados, sulfato de vanádio e vanadato de amônio são ligados firmemente à transferrina do soro, indicando que esta proteína pode servir como um transportador de vanádio. Embora a necessidade de vanádio tenha sido estabelecida em alguns organismos, seu valor essencial nos seres humanos ainda está a ser estabelecido.

O exame tem utilidade na avaliação do grau de exposição de um indivíduo ao vanádio. Este, trata-se de um metal presente em indústria metalúrgica aço e ligas metálicas (muitas estão em indústrias metalúrgicas), cerâmica, vidro e na forma bruta na mineração. Também está presente em petróleo e óleos combustíveis, podendo ser liberado no ambiente pela queima dessas substâncias. A principal via de entrada é inalatória e a excreção, urinária. A exposição aguda leva ao quadro de extensa irritação de mucosas e conjuntivas, bem como ao quadro de pneumonite. Já a exposição crônica está relacionada à asma ocupacional, pneumoconiose e DPOC.

O interesse clínico nos compostos de vanádio estaria em seu possível papel auxiliar no tratamento da diabetes. Vários estudos têm sugerido que o a suplementação de vanádio reduziria a exigência de insulina, porém as dosagens indicadas em tais ensaios são muito maiores do que a ingestão normal sugerida, indicando que os compostos de vanádio são mais propensos a trabalhar como uma terapia alternativa, em vez de revelar a função essencial do elemento.


Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura