Vanádio, urina

Outros nomes:

Vanádio, pesquisa e dosagem na urina

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos adequados e as instruções correspondentes. - O material deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta. - Para clientes do sexo feminino, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Medir o volume em proveta livre de metal; - Anotar volume; - Aliquotar 25 mL de urina em 4 frascos plásticos estéreis - Refrigerar à 2-8 °C. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; Congelada: 7 dias.

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica. - Espectrometria de massa com fonte de plasma indutivamente acoplado e célula de reação dinâmica.

Valor de referência

- Inferior a 1,0 µg/L

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade na avaliação do grau de exposição de um indivíduo ao vanádio. Este, trata-se de um metal presente em indústria metalúrgica aço e ligas metálicas (muitas estão em indústrias metalúrgicas), cerâmica, vidro e na forma bruta na mineração. Também está presente em petróleo e óleos combustíveis, podendo ser liberado no ambiente pela queima dessas substâncias. A principal via de entrada é inalatória e a excreção, urinária. A exposição aguda leva ao quadro de extensa irritação de mucosas e conjuntivas, bem como ao quadro de pneumonite. Já a exposição crônica está relacionada à asma ocupacional, pneumoconiose e DPOC.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989