Outros nomes: Vanclomin, Vancocid, Vancocina, Dosagem de vancomicina no sangue
- Este exame é essencial no ajuste da dose de vancomicina.
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a cerca 2.700 g, por 10 minutos, a 18ºC;
- Aliquotar.
- Volume de soro:
-- ideal: 1,0 mL;
-- mínimo: 0,3 mL .
- Enviar o material refrigerado à seção, com a identificação correspondente dos tubos (vale ou pico).
- Se necessário, congelar as amostras em gelo seco.
- Estabilidade da amostra (aliquotada):
-- temperatura ambiente: 8 horas;
-- refrigerada (2-8ºC): 48 horas;
-- congelada: (-20ºC): 2 semanas.
Infecções graves por MRSA - ver NOTAS 1, 2 e 3
Infecções graves por outros microrganismos: 15,0 a 20,0 mg/L no vale (ver NOTA 4)
Outras infecções NÃO graves: 10,0 a 15,0 mg/L no vale (NOTA 4)
- Imunoensaio.
- A dosagem de vancomicina é necessária para reduzir o risco de nefrotoxicidade e aumentar a taxa de sucesso no tratamento de infecções por gram-positivos.
NOTA 1: Nas infecções graves por Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina (MRSA), o melhor parâmetro para otimizar a eficácia terapêutica e reduzir a nefrotoxicidade é a razão entre a área sob a curva da concentração sérica de vancomicina e a CIM de vancomicina do patógeno (AUC/CIM). O razão AUC/CIM deve ser de 400 a 600.
NOTA 2: Durante a fase de ajuste da dose, a razão AUC/CIM idealmente deve ser calculada utilizando-se software de PK/PD, valores de concentrações séricas máxima (pico) e mínima (vale) de vancomicina e outras variáveis como creatinina sérica, idade, peso, altura.
A determinação do nível sérico máximo (pico)deve ser feita em amostra de sangue coletada 1 a 2 horas após o término da infusão. A determinação do nível sérico mínimo (vale) deve ser feita em amostra de sangue coletada imediatamente antes da próxima dose. Esta avaliação pode ser feita a partir da segunda dose. Para valores de CIM até 1,0 mg/L deve ser sempre utilizado este valor para cálculo da razão AUC/CIM. Para informações adicionais consultar: Rybak et al. Am J Health Syst Pharm. 2020;77(11):835-864.
NOTA 3: O uso da vancomicina não é recomendado no tratamento de infecções causadas por cepas de MRSA com CIM de vancomicina > 1,0 mg/L em função da maior frequência de falha terapêutica.
NOTA 4 - Para ajuste da dose baseado exclusivamente no nível sérico mínimo (vale), recomenda-se que a primeira avaliação do nível sérico de vancomicina seja realizada imediatamente antes da quarta dose, exceto nos casos nos quais for administrada dose de ataque de 25 a 30 mg/kg. Para a avaliação da nefrotoxicidade, recomenda-se o acompanhamento da creatinina sérica: um aumento sustentado de 0,5 mg/dL ou superior a 50% do seu nível basal, na ausência de explicação alternativa, é indicativo de nefrotoxicidade decorrente do uso da vancomicina.