Vitamina B2, plasma

Outros nomes:

ALCOOLISMO, VITAMINA B2

KWASHIORKOK, VITAMINA B2

PELAGRA, VITAMINA B2

RIBOFLAVINA

Vitamina B2

Orientações necessárias

- O cliente não deve ingerir vitaminas nas últimas 48 horas antes do exame. - Bebidas alcoólicas também não podem ser consumidas nas últimas 24 horas. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de plasma em tubo ambar; - Congelar a -20 ºC. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 2 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês. Interferentes: hemólise. Rejeitar amostras hemolisadas.

Método

Cromatografia líquida de ultra eficiência.

Valor de referência

Normal: 3 - 50 nmol/L (para converter em mcg/L multiplicar por 0,376)

Interpretação e comentários

- O teste é útil para o diagnóstico de deficiência da vitamina B2, ou riboflavina; Esta condição pode ocorrer em decorrência de alcoolismo, infecções, neoplasias, desnutrição calórico- proteica, gravidez e lactação, e também após cirurgia bariátrica. A deficiência de riboflavina é clinicamente caracterizada por queilite, glossite, dermatite e anemia. Além disso, também está associada a uma maior ocorrência de neuropatias compressivas, como as síndromes do túnel do carpo ou do túnel do tarso.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989