Vitamina E, soro

Outros nomes:

ALFA TOCOFEROL

NEUROPATIAS, VITAMINA E

TOCOFEROL

Vitamina E

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo ambar; - Enviar à seção, em gelo reciclável. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 2 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Alfa-tocoferol (Vit.E): Adultos: 5,0 - 20,0 mg/L. . Deficiência: abaixo de 3,0 mg/L. . Excesso: acima de 40 mg/L.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil no diagnóstico de deficiência de vitamina E, ou tocoferol. Depois de 12 a 14 horas de jejum, o nível sérico dessa substância reflete as reservas do organismo. A vitamina E contribui para a manutenção das membranas celulares e dos sistemas vascular e nervoso. Seu mecanismo de ação não é completamente conhecido. Sabe-se, porém, que os tocoferóis funcionam como antioxidantes e protegem a integridade das biomembranas. Tanto a deficiência de vitamina A quanto a de vitamina E decorrem de má nutrição ou má absorção intestinal. Em crianças, a carência de tocoferol pode causar neuropatias motoras e sensitivas, que são reversíveis. É possível que baixos níveis séricos de vitamina E também se associem com abetalipoproteinemia, talvez pela incapacidade de formação de VLDL e quilomícrons nas células intestinais das pessoas afetadas.

Orientações necessárias

- O cliente não deve ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes do teste.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989