Zikavirus, Anticorpo IgM, soro

Outros nomes:

ANTICORPOS IGM PARA ZICAVIRUS

SOROLOGIA PARA ZICA VÍRUS IGM

SOROLOGIA PARA ZIKA VÍRUS IGM

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 3000 rpm por 10 minutos a 18ºC - Não aliquotar - Enviar à seção em temperatura ambiente - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. ESTABILIDADE DA AMOSTRA: - Temperatura ambiente: 8 horas; - Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; - Congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

Ensaio imunoenzimático (ELISA)

Valor de referência

Não reagente : inferior a 2,0 Indeterminado: 2,0 a 2,2 Reagente : Superior a 2,2

Interpretação e comentários

A infecção pelo vírus Zika está em processo de expansão por toda a América e Oceania. No Brasil o surto está em ampla disseminação. A transmissão se dá principalmente pela picada de mosquitos do gênero Aedes, mas também são descritos a transfusão de sangue, a via sexual, e a transmissão perinatal. O período de incubação é de 7 a 10 dias e estima-se que cerca de 80% dos casos sejam assintomáticos/oligossintomáticos. Quando existe um quadro mais típico a doença é bastante curta (3 a 5 dias) e cursa com febre (38oC), exantema leve e pruriginoso, artralgia, mialgia, cefaleia, dor retrorbitária. Têm sido associados à infecção pelo vírus Zika a síndrome de Guillain-Barré em adultos e a microcefalia em fetos/recém-nascidos. Não há alterações evidentes e constantes em outros exames laboratoriais e o diagnóstico costuma ser feito por técnicas moleculares (RT-PCR). Idealmente o material clínico deve ser plasma (até 7º dia), mas a pesquisa pode também pode ser feita na urina, em que a excreção viral é mais prolongada (até 20º dia). Os anticorpos da classe IgM começam a ser produzidos por volta do terceiro dia após o início dos sintomas, mas sua detecção, isoladamente, não confirma o diagnóstico, uma vez que a reatividade cruzada com dengue pode ocorrer; a confirmação deve ser obtida por PCR, ou por meio da coleta de nova amostra em 7 dias, para verificar o surgimento de anticorpos da classe IgG. Do mesmo modo, quando ocorre a detecção isolada de IgG, embora possa significar infecção pregressa, não se pode descartar a reatividade cruzada com outros flavivirus com testes disponíveis rotineiramente.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989