Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes: Saiba mais sobre o teste que identifica anticorpos contra a Covid-19, disponível na Clínica Felippe Mattoso!

A Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes avalia a presença de anticorpos em pessoas que tiveram Covid-19 e também pode avaliar a resposta individual à vacina contra a doença.

Por Grupo Fleury - Rio de Janeiro

30/07/2021


PESQUISA DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES
Esse exame pode ajudar a avaliar a resposta individual à vacina contra a Covid-19. Na prática, os resultados têm sido positivos em cerca de 70% das pessoas que se declaram vacinadas. Por outro lado, um resultado negativo não significa, necessariamente, falta de resposta ao imunizante.

Nenhum exame tem 100% de sensibilidade para detectar esses anticorpos e analisar sua função, mesmo que estejam presentes no sangue do paciente. A produção de anticorpos não é a única forma de resposta às vacinas. O organismo conta também com a imunidade celular, muito importante para a proteção e para a memória imunológica. Resultados negativos nesse exame não depõem contra a eficácia das vacinas.

QUANDO REALIZAR O EXAME?
• 14 dias após o início dos sintomas ou 21 dias depois de uma exposição de risco.
• 30 dias depois do recebimento da última dose da vacina.
• Tipo de amostra: sangue.
• Resultado: em até 4 dias.

VACINAS SALVAM VIDAS!
Reiteramos nosso compromisso com a ciência e incentivamos a vacinação de toda a população contra a Covid-19, conforme os dados da literatura científica, as recomendações das agências públicas responsáveis e a disponibilidade de imunizante no país.

Quer falar conosco? Entre em contato pelo telefone (21) 2266-8989.