Especialista faz alerta sobre cuidados com as doenças do outono e inverno.

Causadas por vírus e bactérias, os problemas se proliferam com mais intensidade nessas épocas, causando desconforto e mal-estar, principalmente em crianças e idosos, além dos grupos de risco que são os portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos.

A chegada do outono e a proximidade do inverno trazem preocupação para pessoas com problemas respiratórios, pois é justamente nessa época quando aumenta em até 40% a incidência de doenças como gripe, rinite e asma. Isso ocorre porque nesse período de temperaturas mais baixas e de oscilações de temperatura o clima fica mais seco e a poluição no ar aumenta. Além disso, as pessoas passam a fazer atividades em ambientes fechados, facilitando a propagação das doenças.

“As viroses respiratórias de outono e inverno podem causar desde sintomas leves até aqueles mais graves. Na maioria das vezes, elas ocasionam dor no corpo, dor de cabeça, cansaço, tosse, coriza e febre.” explica Dra. Priscila Osorio, imunologista e alergologista da Clínica Felippe Mattoso. “O diagnóstico é, na maioria das vezes, clínico, com consulta médica, além de exame físico. Em algumas situações, podem ser necessários exames laboratoriais e de imagem”, completa a médica.

De acordo com a especialista, casos com sintomas mais leves são tratados com remédios para combater sintomas como febre e dor, além de manter uma boa hidratação e alimentação. Já os casos mais graves precisarão de tratamentos mais específicos. Também é importante manter a saúde em dia, evitar locais fechados, aglomerações e evitar contato com pessoas doentes. E no caso da gripe, explica a médica, a vacina é uma grande aliada para a prevenção. “Em caso de sintomas respiratórios é muito importante afastar o diagnóstico de COVID-19, por isso o ideal é procurar atendimento médico e seguir as recomendações de usar de máscara, lavar as mãos e evitar aglomerações”.