Médico alerta para os cuidados com o coração durante Inverno

Incidência de doenças cardíacas aumenta em 25% durante a estação do ano e especialista alerta para os cuidados preventivos.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e a incidência de problemas cardíacos durante o Inverno aumenta em 25%, segundo a Associação Americana do Coração (American Heart Association). Quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C (graus Celsius), os casos de morte por infarto do miocárdio sobem para até 30%, e a cada 10°C a menos na temperatura, o risco de infarto cresce em 7%.

“Isso ocorre porque as reações do organismo às baixas temperaturas levam à necessidade de algumas adaptações no sistema cardiovascular, que trabalha mais para manter seu equilíbrio”, afirma Dr. Ricardo Alonso, cardiologista da Clínica Felippe Mattoso, marca do Grupo Fleury no Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o médico cardiologista, o frio ativa os receptores nervosos da pele, desencadeando uma maior liberação de adrenalina, hormônio que contrai os vasos sanguíneos, aumenta a frequência cardíaca e, consequentemente, aumento do consumo de oxigênio pelo músculo do coração. A redução das vias de circulação sanguínea, mesmo pequena, pode provocar a rupturas de placas de gordura que irrigam o coração, e essa ocorrência leva à possibilidade de formação de coágulos – em razão de uma tentativa de equilíbrio natural feita pela concentração de proteínas e plaquetas presentes no sangue. Todo esse processo, por fim, pode entupir as artérias e provocar um infarto. Quando esse processo provoca uma obstrução das artérias carótidas, que levam o sangue ao cérebro, pode-se também gerar um acidente vascular cerebral (AVC).

“Outro fator que demanda atenção em relação às doenças cardiovasculares e o frio é a ocorrência mais frequente das doenças respiratórias e a presença de infecção, que podem aumentar o risco de descompensação cardiovascular”.

Entre os sintomas mais comuns do infarto estão: dor no peito, falta de ar, náuseas, dor no braço esquerdo, dor nas costas, no pescoço ou no estômago, que também podem ser iniciadas após esforço ou situações de estresse e, até mesmo, em repouso. “A dor pode ser em aperto, opressão, queimação ou de difícil caracterização. O fato é que qualquer sintoma deve ser investigado”, explica o médico.


Prevenção e Exames

Durante o inverno, as pessoas tendem a se exercitar menos, ingerem menos líquidos e consomem alimentos mais gordurosos e calóricos, hábitos que também aumentam os riscos de doenças do sistema cardiovascular.

Nesta ou em qualquer época do ano, as pessoas devem procurar ter hábitos de vida saudáveis; usar roupas adequadas para cada estação do ano – principalmente no Inverno para se manterem aquecidas; ingerir no mínimo dois litros de água por dia; evitar alimentos muito gordurosos e salgados; manter atividade física de leve a moderada intensidade e, se possível, sob orientação de um profissional; e realizar consultas médicas periódicas e exames cardiológicos preventivos capazes de identificar fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão arterial e diabetes. Outros fatores também podem ter influência, como a apneia do sono, que pode aumentar o risco de hipertensão arterial.

Os exames diagnósticos indicados são desde os mais simples, como o eletrocardiograma e o teste de esforço ou ergométrico, até exames de imagem que podem ser associados ao esforço, ou ainda a medicamentos para a investigação necessária nas pessoas que têm dificuldade de realizar o exercício físico na esteira ou na bicicleta ergométrica.

Os exames de imagem, como o ecocardiograma de repouso, realizam avaliações estruturais e da função cardíaca, além de ser bastante útil para doenças congênitas e em válvulas. Ainda, pode-se investigar a presença de obstruções nas artérias do coração de forma não invasiva com a cintilografia miocárdica e angiotomografia computadorizada de artérias coronárias, que permitem avaliar o grau de obstrução das artérias coronarianas e a repercussão na irrigação do miocárdio (músculo do coração). A ressonância magnética cardíaca é mais um dos exames importantes que avalia a função cardíaca, alterações cardíacas estruturais e viabilidade do músculo cardíaco.

“A medicina personalizada e preditiva contribui para a realização de exames para o diagnóstico correto e precoce, sejam de rotina, para diagnóstico ou acompanhamento, dependendo do risco estabelecido de acordo com as características e histórico do paciente”, conclui Dr. Ricardo Alonso.


Sobre a Clínica Felippe Mattoso

Posicionada como uma marca premium no mercado carioca, a Clínica Felippe Mattoso é referência em exames de imagem. Desde 2012, também integra em seu portfólio os exames laboratoriais. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Clínica Felippe Mattoso, junto com o Fleury Genômica, inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica.


Acesse e conheça o Fleury Genômica: www.fleurygenomica.com.br 

Site Clínica Felippe Mattoso: http://www.fmattoso.com.br


Mais informações para Imprensa 

A4&Holofote Comunicação - https://www.facebook.com/a4eholofote/

Anesia Pinto - [email protected] - (21) 99925-3337 

Carolina Buriti - [email protected] - (11) 3897-4124 / (11) 99917-3208

Marina Harriz - [email protected] - (11) 3897-4140 / (11) 97544-5249

Mariana Bertolini - [email protected] - (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091