Vacine-se contra a gripe e outras doenças!

Com saúde não se brinca! Proteja você e sua família.

A gripe é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, facilmente transmitida de pessoa para pessoa. Mais do que nunca, vivemos um momento de valorizar a nossa saúde e antecipar ações que ajudem a preservar o nosso bem-estar e o de toda a nossa família.

Vacinar é a melhor forma de proteger crianças, adultos e idosos de doenças causadas por vírus e bactérias.

Para te auxiliar nesse assunto, a Clínica Felippe Mattoso oferece o serviço de vacinação para gripe e outras doenças através do Atendimento Domiciliar*.

*Consulte se a sua região é atendida por esse serviço

O serviço necessita de agendamento e está disponível apenas para realização no particular.

Para realizar o seu agendamento, fale conosco pelo telefone (21) 2266-8989 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Quer conhecer todas as vacinas disponíveis? Clique aqui!

Confira algumas perguntas frequentes sobre a vacina da gripe:

- O que é a gripe?
É uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Acomete o trato respiratório e produz sintomas intensos, como febre, mal-estar, coriza, obstrução nasal, dores musculares e tosse seca. Como consequência da gripe, podem ocorrer complicações graves, entre elas a pneumonia, principalmente em idosos, crianças menores de dois anos e pessoas com alguma doença de base (diabetes, doenças pulmonares crônicas e imunodeficiências).

- Quem deve se vacinar contra a gripe?
Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode ser vacinada, mas as pessoas com alto risco de complicações têm indicação reforçada:

• crianças entre 6 meses e 5 anos;

• mulheres grávidas, especialmente as que vão dar à luz no período de inverno;

• pessoas com mais de 60 anos de idade (em alguns países, como Estados Unidos, por exemplo, a orientação é que pessoas com mais de 50 anos já comecem a se vacinar);

• pessoas com doenças crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças pulmonares incluindo asma, doenças que comprometam o sistema imunológico, hepatopatias, nefropatias etc.);

• pessoas que vivem em casas de repouso de qualquer natureza;

• profissionais da saúde.


- A vacina atual contém o subtipo H1N1?
Sim, o subtipo viral H1N1 continua a fazer parte da composição da vacina em 2022.

- A vacina atual contém o subtipo H3N2?
Sim, o vírus influenza H3N2 faz parte da composição da vacina de 2022.

- Como a gripe é transmitida?
A gripe se dissemina por meio de gotículas das secreções respiratórias de pessoas infectadas, que são lançadas no ar por meio de tosses ou espirros, depositando-se no nariz, boca ou vias respiratórias do indivíduo receptor. Também é transmitida pelas mãos contaminadas com o vírus.

- A vacina contra gripe pode causar a doença?
Não. A vacina é elaborada com partículas inativadas dos 3 ou 4 tipos de vírus influenza mais circulantes no ano. Assim, por estarem inativados, não é possível que o vírus se multiplique no organismo causando a doença. É importante saber que, mesmo que a vacina não consiga impedir 100% das infecções, ela atenua a intensidade dos sintomas e pode evitar as complicações. Outro fato importante é que, a vacina protege somente contra as infecções causadas pelos vírus influenza contidos na vacina, mas não protege contra outras viroses respiratórias, como por exemplo, o resfriado comum.

- É preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?
O vírus da gripe sofre mutações com grande facilidade. Dessa forma, a vacina deve ser tomada todos os anos, pois os componentes virais são modificados de acordo com as cepas virais daquele ano. A época ideal de se vacinar é durante o outono, até junho, para que os níveis de anticorpos estejam adequados quando chegar o inverno.

- Existe alguma contraindicação para tomar a vacina?
A vacina não deve aplicada em crianças menores de seis meses de vida. Pacientes com febre não devem tomar a vacina.

Pessoas que tiveram ou estão com doença de Guillan-Barré, também chamada de polirradiculoneurite ascendente e pessoas com antecedentes de reação alérgica grave a ovo de galinha, devem consultar o seu médico antes de tomar a vacina.

- Estou com sintomas respiratórios, posso me vacinar?
Sim, se os sintomas respiratórios forem leves e se você estiver há pelo menos 24 horas SEM FEBRE.

- Estou com febre, posso me vacinar?
Não. Você só poderá tomar a vacina após 24 horas sem febre.

- A vacina quadrivalente pode ser aplicada em mulheres grávidas e crianças?
Sim, as indicações da vacina continuam exatamente as mesmas, ou seja, ela pode ser feita em gestantes e crianças.

- Eu tomei a vacina trivalente, posso me vacinar com a vacina quadrivalente?

Não há indicação formal para isso, mas se você tem alguma condição de base que indique a aplicação da vacina, a vacina quadrivalente poderá ser aplicada, respeitando-se o intervalo de 4 semanas entre as doses.