Conheça a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), HPV nona valente (Gardasil® 9).
As infecções por HPV são transmitidas sexualmente por contato epitelial direto (pele ou mucosa) ou, raramente, pela exposição ao vírus no trato genital materno com lesões pelo HPV durante o trabalho de parto.
Saiba mais sobre o HPV e a vacina Gardasil® 9, disponível na Clínica Felippe Mattoso , pelo Atendimento Domiciliar .
Para agendar entre em contato pelo telefone (21) 2266-8989 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp.
O que é o HPV?
O HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do vírus. Existem mais de 100 genótipos de HPV identificados, que são categorizados como de baixo risco para induzir câncer (por exemplo os tipos 6 e 11) ou alto risco para oncogênese (por exemplo os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).
Como o HPV é contraído? É transmissível?
As infecções por HPV são transmitidas sexualmente por contato epitelial direto (pele ou mucosa) ou, raramente, pela exposição ao vírus no trato genital materno com lesões pelo HPV durante o trabalho de parto.
É preciso tomar a vacina contra o HPV todos os anos?
Não, apenas um esquema é feito, sem necessidade de reforço ou revacinação:
Existe alguma contraindicação para tomar a vacina?
As contraindicações incluem alergia grave (anafilaxia) às substâncias ativas ou a qualquer excipiente da vacina após uma dose prévia da mesma vacina. HPV9 é contraindicado para pessoas com história de alergia a alguns fungos específicos.
O que muda na vacina quadrivalente para a nonavalente?
Gardasil® 9 contém os mesmos 4 tipos de HPV que Gardasil® (6, 11, 16 e 18) com mais 5 outros tipos de HPV (31, 33, 45, 52 e 58). Esses genótipos adicionais incorporados na nova vacina aumentam a proteção contra o vírus de alto risco para oncogênese de ±75% para ±90%.
A vacina tetravalente pode ser aplicada em mulheres grávidas e crianças?
A vacina HPV9 não pode ser utilizada em crianças menores de 9 anos de idade, uma vez que não há estudos de segurança e eficácia efetivados nessa faixa etária. De forma semelhante, não se deve administrar Gardasil® 9 durante a gravidez. Em situações de gravidez confirmada, deve-se esperar até o fim da gravidez para completar o esquema vacinal. Entretanto, caso a vacina tenha sido administrada inadvertidamente a uma gestante, não há motivos para preocupação! Em estudos com mais de 1000 gestações, mulheres grávidas, ou que engravidaram após serem vacinadas com Gardasil® 9, não foram observadas chances maiores de abortos espontâneos ou bebês com defeitos congênitos.
Eu tomei uma vacina quadrivalente, posso tomar uma nonavalente?
Sim, a vacina nonavalente pode ser administrada com objetivo de ampliar a proteção contra os 5 vírus adicionais de alto risco para oncogênese. Com esse objetivo, deve-se iniciar o esquema vacinal com HPV9 (de acordo com idade na primeira dose) após 12 meses da última dose do HPV4.